É inegável que a capacidade de se adaptar a diversos cenários é uma das principais características de bons líderes. Aliás, quando se trata de pessoas, é preciso entender que cada um possui características e personalidades diferentes e isso influencia na forma como devem ser lideradas. Logo, entre diferentes equipes, podem ser necessárias diferentes visões e abordagens por parte do gestor para que o trabalho possa render. É deste contexto que surge o modelo de liderança situacional.
Liderança situacional é um modelo de gestão de equipes que consiste em adaptar a forma de liderar de acordo com a equipe que se encontra e os profissionais que a compõe.
Por conta disso, não existe um tipo de liderança melhor do que os outros. Na verdade, tudo depende da situação e das pessoas que fazem parte da equipe. Então, é essencial que o gestor saiba ter flexibilidade para conhecer novos pontos de vista, pois a liderança situacional é um modelo que exige adaptação para funcionar.
Importância da liderança situacional
Quando um líder considera os aspectos externos de uma empresa para a tomada de uma decisão, os internos ganham atenção especial. Isso porque, entre os principais fatores da liderança situacional, está o poder de incentivar os colaboradores e engajá-los com propósitos e objetivos do negócio. Aliás, isso é essencial para um bom desempenho, quando os profissionais “vestem a camisa” da empresa.
A liderança situacional percebe as características e até o momento pelo qual passam os funcionários. O objetivo é dividir a estratégia de acordo com os diferentes perfis, cargos e níveis de capacidade dos integrantes do grupo. Assim, um líder que entende a sua equipe consegue se comunicar melhor com todos, evitando o surgimento de problemas.
Os quatro estilos de liderança situacional
A liderança situacional é algo que pode contribuir com empresas dos mais variados ramos, desde que sejam bem trabalhadas. Por isso, existem 4 estilos de liderança que podem ser desempenhadas de acordo com a situação enfrentada. Veja abaixo:
Direção
Dos quatro estilos de liderança, esse é o que os colaboradores possuem a menor autonomia. Isso porque, esse tipo de liderança serve para lidar com um grupo de profissionais que não possuem conhecimento e habilidades suficientes para concluir as tarefas propostas de forma autônoma, seja por serem muito novos ou por não se sentirem preparados ou motivados para tomar decisões por conta própria.
Por conta disso, o líder deste grupo deve ensinar à equipe tudo o que deve ou não fazer e ensinar como fazer. As tarefas devem ser supervisionadas ao longo de sua realização até que os profissionais possuam maior autonomia e motivação.
Orientação
Nesse caso, o líder deve supervisionar constantemente a equipe, além de estimular a execução das tarefas e apoiar as sugestões dos colaboradores. Isso porque, esse tipo de liderança serve para lidar com um grupo de profissionais que possuem alguma experiência e motivação, porém pouca capacidade e habilidades, sendo ainda necessário apoio na realização das tarefas.
Por conta disso, a decisão final ainda é a do gestor. Porém, mesmo assim, é importante que o líder mantenha a motivação e aumente a capacitação da equipe, sempre tentando alcançar a autonomia.
Apoio
Aqui, a supervisão do líder é muito menor. A ideia é que ele facilite o trabalho e incentive os profissionais da equipe. Isso porque, esse tipo de liderança serve para lidar com um grupo de profissionais que possuem as habilidades necessárias para realizar o trabalho com autonomia. Porém, eles não se sentem motivados para assumir responsabilidades.
Por conta disso, o líder deve apoiar a análise de diferentes ideias e perspectivas, de modo a enriquecer os processos e motivar os funcionários.
Autonomia
Como o nome diz, o papel do líder aqui é mínimo. Isso porque, esse tipo de liderança serve para lidar com um grupo de profissionais que são bem capacitados e motivados o suficiente para realizar todo o trabalho com autonomia.
Por conta de ser o mais alto nível de eficiência que uma equipe pode chegar, o time de colaboradores toma a maior parte das decisões, assumindo a responsabilidade por elas e suas possíveis consequências. O líder fica responsável apenas por delegar a equipe e manter a organização do trabalho.
5 respostas
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