Nos últimos anos, por conta da crise econômica que prejudica o país, uma das primeiras soluções pensadas entre os gestores quando as coisas não andam bem é a demissão. Isso porque, à primeira vista, os custos com os salários seriam economizados. Mas será que esse é o caminho mais certo a se seguir?
Com certeza não. A demissão de um funcionário só aumenta os custos da folha de pagamento. Além disso, uma alta taxa de rotatividade entre seus colaboradores diminui a produtividade da sua equipe, além de prejudicar a saúde mental da sua empresa.
A verdade é que existem formas de diminuir os custos com a folha de pagamento sem ter que demitir vários funcionários. Isso porque quando pensamos nos gastos com a folha de pagamento, vários fatores devem ser levados em conta: salários, férias, horas extras, benefícios, 13º salários, impostos, entre outros. Entenda que, para otimizar esses gastos, será necessária uma alteração ampla na rotina dos seus funcionários.
Por conta isso, iremos dar algumas dicas neste post de como diminuir os custos da folha de pagamento de maneira eficiente e assertiva.
Reduza as horas extras
Se deseja realmente alcançar um bom desempenho para sua equipe, é preciso ter objetivos e metas empresariais bem definidas. Além disso, sempre tenha em mente quais funcionários estão sendo sobrecarregados e trabalhe para reorganizar as funções dele. Lembre-se: mais tempo trabalhado não significa mais produtividade.
Uma boa maneira de descobrir quais funcionários estão extrapolando as horas é implementando um sistema de controle de ponto eletrônico. Além de poupar tempo ao RH, com esse sistema, fica muito mais fácil construir um horário de trabalho e de descanso bem organizado para seu funcionário, melhorando a qualidade de vida dele.
Faça um banco de horas
Caso não seja possível diminuir o número de horas extras da sua equipe, você pode considerar a opção de fazer um acordo de banco de horas com seu funcionário.
Com esse tipo de regime de compensação, você consegue conceder descansos correspondentes as horas acumuladas pelo funcionário, ou então estabelecer uma redução na jornada de trabalho diária do colaborador até a quitação das horas excedentes.
Assim, sua empresa para de se preocupar com as horas extras e aprende a se adaptar aos imprevistos que podem surgir.
Regularize uma jornada em Home Office
Com o avanço da tecnologia, o Home Office vem trazendo muitas vantagens para ambos colaboradores e gestores.
Depois da chegada da COVID-19, o trabalho remoto se tornou muito mais utilizado e muitas empresas pensam em continuar nesse modelo de trabalho mesmo com o fim da pandemia. Isso porque com os funcionários em casa, a empresa economiza muitos custos de infraestrutura própria, como energia elétrica e água, e custos com benefícios, como vale-transporte e vale-alimentação.
Terceirize atividades
Por fim, vale lembrar da terceirização como uma solução. Isso porque ela traz diversas vantagens para quem contrata, levando em conta que alguns serviços são tão específicos e passageiros que não vale a pena manter um profissional da área no quadro de funcionários só para isso.
Assim, tendo profissionais terceirizados realizando certos trabalhos, consequentemente haverá mais qualidade na entrega do trabalho e menos gastos da empresa. Além disso, você diminui a sobrecarga dos seus funcionários, evitando que eles tenham que acumular horas extras para fazer atividades que não são do departamento deles.