Advertência no Trabalho e Suspensão do Trabalho – Qual a diferença?

O ambiente de trabalho é pautado por regras de convivência, de conduta e demais normas que têm por objetivo organizar as atividades dentro da empresa.  Por isso, é fundamental que os funcionários estejam cientes de todos os seus deveres e obrigações para que assim sejam cautelosos e evitem receber uma punição no trabalho.

A CLT prevê duas maneiras pelas quais o trabalhador pode ser punido dentro da lei: a demissão por justa causa e a suspensão. Já no que se refere a chamada advertência no trabalho, ela não está prevista na CLT. Ainda assim, é comum aplicá-la quando o trabalhador comete uma falta que não é grave o suficiente para justificar a dispensa ou uma suspensão. 

Nesse contexto, vem a pergunta: Qual a diferença entre uma advertência no trabalho e uma suspensão do trabalho?

O que é advertência no trabalho?

A advertência é um aviso ao funcionário para que ele tenha conhecimento de seu comportamento inadequado e das consequências que podem surgir caso haja reincidência. Ele também ficará ciente que seu contrato de trabalho poderá até ser rescindido por justa causa caso não houver uma mudança no comportamento.

A advertência no trabalho deve ser sempre feita de forma imediata, além de ser pensada como uma forma de medida educativa, e nunca uma forma de humilhar o colaborador. Ademais, o processo deve ser feito a partir da leitura em voz alta para o colaborador em questão, seguido pela assinatura do gestor, do colaborador advertido e de outras 2 testemunhas para validar a advertência no trabalho. O gestor pode então optar pelo registro em cartório, e obrigatoriamente registrar no arquivo do funcionário.

A advertência pode ser aplicada verbalmente, mas recomenda-se, por precaução, fazê-la por escrito, pois eventualmente pode ser necessário fazer uma comprovação futura.

Motivos mais comuns para se dar uma advertência no trabalho

  • Comportamento inadequado
  • Repetição de faltas
  • Desobediência
  • Insubordinação
  • Falta sem justificativa
  • Atos de desleixo na empresa

O que é suspensão do trabalho?

A suspensão tem o intuito de disciplinar e resgatar o comportamento do funcionário conforme as exigências da empresa. Ela pode ocorrer após advertências ou até mesmo logo após o cometimento de uma falta bastante grave.

A suspensão disciplinar pode acarretar a interrupção ou a suspensão do contrato individual de trabalho. Se o trabalhador cometer uma falta de maior relevância que a primeira, o empregado é suspenso por 3 dias. E este período é considerado como suspensão do contrato, e ele sofrerá prejuízos nos salários pelo período de suspensão. 

Se o motivo da suspensão alegado pelo empregador for injusto ou duvidoso, o empregado pode reclamar com provas para seu cancelamento.

Depois disso ser feito, o juiz analisa o assunto e determina o cancelamento ou não da suspensão, através de sentença, sem intervir no grau da sanção. Vale lembrar que ele não pode diminuir a quantidade de dias de suspensão que o gestor impôs, pois os Tribunais não podem interferir nos assuntos disciplinares das empresas. 

Prejuízos da suspensão do trabalho para o funcionário

Conforme determina o Artigo 130 da CLT, a Suspensão Disciplinar é tida como ausência injustificada ao serviço, e leva a redução do período de férias do colaborador. 

Portanto, se não houver o cancelamento da suspensão por via judicial, estes dias serão considerados como faltas sem justificativa, afetando o direito aos dias de férias do colaborador, dentro do período aquisitivo, na seguinte proporção: 

  • 30 dias de férias, quando houver até 5 faltas injustificadas 
  • 24 dias de férias, quando houver tido de 6 a 14 faltas injustificadas
  • 18 dias de férias, quando houver tido de 15 a 23 faltas injustificadas
  • 12 dias de férias, quando houver tido de 24 a 32 faltas injustificadas 

Lembrando que não se pode descontar as faltas justificadas do empregado ao serviço. O período de férias será computado, para todos os efeitos, como tempo de serviço. Então, se o período correspondente a suspensão disciplinar for igual ou superior a quinze dias, dentro do mesmo mês, o empregado deixará de receber 1/12 do 13º salário.

Uma resposta

  1. Very good blog! Do you have any recommendations for aspiring writers?

    I’m hoping to start my own blog soon but I’m a little lost on everything.
    Would you advise starting with a free platform
    like WordPress or go for a paid option? There are so many
    options out there that I’m totally confused ..
    Any ideas? Cheers!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Sugestões

O que é Lifelong Learning?
RH ESTRATÉGICO

O que é Lifelong Learning?

O Lifelong Learning (podendo ser traduzido como “Aprendizado ao Longo da Vida”) é um pensamento e estratégia de ensino que foca na educação contínua, ou seja, o investimento no estudo e na qualificação profissional do indivíduo nunca deve parar, não importa a idade ou o nível atual de capacitação dele.

Uma pessoa com esse conceito em mente pode trazer grandes impactos para uma empresa, especificamente para o setor de RH em geral, uma vez que esse pensamento torna-se crucial para a garantia do desenvolvimento de um negócio a longo prazo.

LER MAIS
Como funciona uma entrevista online?
TECNOLOGIA

Como funciona uma entrevista online?

Em tempos de pandemia, a tecnologia têm facilitado diversos processos corporativos. Ela tem feito um papel vital para que as empresas possam dar continuidade aos seus projetos e facilidade na execução de processos internos, isso tudo sem furar a quarentena e colocar os profissionais em risco.

Uma das atividades que é muito facilitada pela tecnologia é o processo de recrutamento e seleção, que hoje pode acontecer integralmente online por conta da ajuda proporcionada pelas chamadas de vídeo e pela internet em geral.

LER MAIS
Quais são os benefícios do Anywhere Office?
TECNOLOGIA

Quais são os benefícios do Anywhere Office?

A produtividade sempre foi algo muito desejado por empresas do mundo inteiro. Ela é basicamente uma competência buscada por todas as pessoas e que as leva a alcançar grandes resultados em suas vidas pessoais ou profissionais.

Com a produtividade, conseguimos executar atividades com excelência e melhorar o próprio desempenho, sendo uma qualidade muito valorizada por gestores.

LER MAIS
Aviso Prévio: o que é e quais os seus tipos?
LEGISLAÇÃO

Aviso Prévio: o que é e quais os seus tipos?

O aviso prévio se resume a formalização do desejo de desligamento de um funcionário com o objetivo de dar suporte e um tempo para ele se preparar. Caso uma pessoa, por exemplo, esteja trabalhando em uma empresa pelo contrato de tempo indeterminado da CLT e deseja ir para um emprego novo, é necessário a realização de um aviso prévio por parte do funcionário para que a empresa possa se organizar internamente.

Além dessa ocasião, é possível também que o pedido venha por parte da empresa. Neste cenário, caso a demissão não for por justa causa, o empregador é obrigado a fazer um aviso prévio para que o colaborador se organize diante desse momento complicado de desligamento.

LER MAIS

Inscreva-se

Receba os nossos novos conteúdos em primeira mão gratuitamente

Nossos Parceiros

Sistema de Ponto

Solução Completa de fácil utilização e 100% Dentro da LEI

Como construir um time de RH eficiente?

Sistema de Escola

Controle de Acesso e Financeiro Seguro e Confiável

Sistema de Academia

Controle de Acesso e Treinos de forma Fácil e Prática

Sistema de Estacionamento

Controle de Acesso e Tarifas 100% Automatizada

Sistema de Clubes

Controle de Acesso e Sócios 100% Automatizado

Sistema de Portarias

Controle de Acesso Completo e Integrado a Catracas

Inscreva-se gratuitamente e receba os nossos conteúdos semanais