Dados estão cada vez mais importantes no mercado. Com o avanço da tecnologia, eles se tornaram uma peça fundamental para orientar as tomadas de decisões e o planejamento estratégico de todo o tipo de empresa. No entanto, para transformar essas informações em conhecimento e vantagens competitivas, é preciso que as organizações se tornem Data Driven.
Ser Data Driven significa ter uma base sólida para tomar decisões, sem a necessidade de usar suposições. Essa base é formada por centenas de milhões de dados que podem ser coletados, tratados e interpretados para gerar novas ideias para as empresas.
Ao transformar dados em respostas para o sucesso do negócio, as organizações saem na frente da concorrência e crescem de forma muito mais rápida.
Em resumo, essa é a função do Data Driven nos negócios: usar o poder dos dados para tomar decisões assertivas e criar valor superior no mercado. Agora, já imaginou usar esse conhecimento para transformar seu RH?
Este tipo de estratégia oferece algo que parece impossível no universo de recursos humanos: a previsibilidade. Dessa forma, as tecnologias coletam dados que indicam tendências no comportamento dos profissionais. Para o RH, essas informações significam a possibilidade de adequar as estratégias de acordo com o perfil dos profissionais que deseja atrair para a empresa.
Afinal, por que ser Data Driven?
A estratégia Data Driven no RH ainda pode destacar diversas outras vantagens, como:
- Agilidade e eficiência na tomada de decisão
- Incentivo à inovação
- Redução de custos com o compartilhamento de informação
- Desenvolvimento de produtos e serviços superiores
- Capacidade de planejar o futuro e traçar boas estratégias.
Decisões mais assertivas
Processos baseados em dados concretos deixam pouca margem para erros, tornando qualquer processo de decisão muito mais assertivo. Além disso, com a identificação de oportunidades de crescimento e possíveis ameaças, fica muito mais fácil antecipar problemas e prever soluções.
Agilidade para lidar com as mudanças
A transformação digital é rápida e, para obter diferenciais competitivos, as empresas precisam ser ágeis e precisas ao encarar as mudanças. Uma cultura Data Driven permite que todos os ajustes necessários nas ações estratégicas sejam realizados com mais eficiência e menos dúvidas.
Mudança de Mindset da equipe
Quando todos os colaboradores sabem onde a empresa quer chegar e quais recursos possuem para atingir os objetivos, existe uma real transformação na maneira de pensar. Com o pensamento orientado a dados, nos tornamos mais práticos, focados, criativos e inteligentes em nossas ações.
RH movido a dados
Já sabemos o que é Data Driven e as vantagens dessa aplicação. Agora vamos conhecer alguns termos importantes para a uma compreensão mais completa.
- Métricas: é um conjunto de informações mensuráveis pré-estabelecidas para medição de desempenho.
- Key Performance Indicators (KPIs): os principais indicadores do RH são: Turnover, Índice de Retenção de Talentos, Tempo médio na Empresa, Índice de Faltas, Produtividade e Retorno Sobre Investimento (ROI).
- Return Over Investment: o ROI do RH é calculado de forma simples. Basta subtrair o investimento feito pelo lucro obtido. Depois, divida o resultado da operação pelo valor investido. O passo seguinte é multiplicar X100 para saber o percentual do ROI.
Como dissemos inicialmente, os dados podem vir de diversas fontes. Uma solução que pode oferecer diversos indicadores de performance é um sistema de ponto online. Por meio dessa aplicação, seu RH pode gerar relatórios importantes para as grandes decisões da sua empresa.