Por mais que a tecnologia avance, muitas empresas ainda restringem a sua comunicação apenas por e-mail. Mesmo que esse método seja seguro e comum entre as corporações, o e-mail pode atrasar processos e gastar mais tempo do que o necessário para tomadas de decisões importantes.
Por isso, tornou-se cada vez mais comum o uso do Chat Corporativo nas empresas, principalmente no cenário atual em que a maioria das empresas estão adotando o sistema Home Office.
Quando implementam o chat corporativo, as empresas percebem a vantagem dessa inovação, pois assim como o e-mail, as conversas do chat ficam registradas, mas são muito mais fáceis de serem respondidas. Para os gestores, essa é uma forma muito mais ágil de organizar o fluxo de trabalho.
Por conta de sua demasiada importância, será citado alguns dos principais benefícios que o chat corporativo pode trazer para uma empresa.
Principais benefícios do chat corporativo
Redução de ligações e e-mails
Quando o assunto a ser tratado é urgente, dificilmente o colaborador vai mandar um e-mail para o gestor. Apesar da ligação ser uma boa alternativa nesses casos, pode ser algo incomodante em determinados lugares e na frente de algumas pessoas.
Em casos como esse, o chat corporativo se torna uma boa opção. Além da redução de ligações e e-mails, o contato entre a equipe fica mais fluído, permitindo um fácil acesso e alcançando a todos.
Ganho de tempo e notificações
Assim como o e-mail, o chat corporativo também recebe notificações quando chega algo novo. Porém, no caso do e-mail, é muito difícil filtrar e diferenciar quais são os e-mails que devem ser respondidos na hora, aqueles que podem ficar para depois e aqueles que são spams.
Nesse quesito, o chat coorporativo se torna mais viável, uma vez que os colaboradores podem entrar em contato com o gestor de maneira mais fácil, dando urgência para a tomada de decisões mais importantes.
Facilidade para funcionários externos
Para funcionários externos ou em modelo Home Office, o chat corporativo se torna essencial pois torna mais simples e transparente a comunicação com a liderança, além de centralizar as informações e tornar os processos mais otimizados.
Ademais, o chat corporativo ajuda a evitar atrasos devido ao trânsito na cidade ou outros imprevistos enfrentados em que utilizar e-mail ou ligação é inviável.