Como melhorar a aquisição de talentos?

Em um processo de recrutamento e seleção tradicional, o objetivo principal é preencher uma ou mais vagas em aberto na empresa. Embora seja uma prática comum e muito assertiva em diversas situações, o recrutamento normal não é tão inteligente quanto a aquisição de talentos.

Isso porque a aquisição de talentos é mais do que preencher uma posição em aberto na empresa. Essa ação é pensada de forma estratégica para solucionar um problema atual da empresa e antecipar problemas futuros.

Assim, a aquisição consegue solucionar problemas diversos, desde a falta de profissionais capacitados até a alta rotatividade da empresa. Porém, apenas quando feito de maneira correta se enxerga essas mudanças.

Com isso em mente, trouxemos aqui um material com algumas dicas para te ajudar a executar esse processo, auxiliando-o a fazer uma aquisição de talentos mais assertiva.

Dicas para ajudar na aquisição de talentos

  • Defina o público que irá atrair

É essencial entender o perfil de profissional que a empresa deseja atrair. Isso porque a empresa deve ter uma visão do tipo de pessoa que melhor se encaixará em uma determinada vaga em aberto.

Por isso, é importante ter um entendimento completo das exigências de cada vaga na empresa, e dos desafios diários que os trabalhadores terão que enfrentar nela. Assim, a aquisição de talentos se tornará mais fácil, pois o público que é necessário atrair se tornará mais evidente.

  • Tenha um plano e uma estratégia em mente

Assim como qualquer outra tomada de decisão numa empresa, a aquisição de talentos deve ser planejada previamente, de forma cuidadosa, para garantir que os objetivos da empresa e dos profissionais que irão integrar a equipe estão bem alinhados.

Por isso, é necessário um profundo conhecimento do mercado de trabalho e do setor de atuação da empresa para conseguir criar um plano concreto e inteligente.

  • Aprimore o Employment Branding

Employment Branding está relacionado, resumidamente, à reputação que uma empresa tem como uma marca empregadora. Assim, o Employment Branding pode ajudar a melhorar a percepção dos trabalhadores a respeito da organização significativamente.

Basicamente, quanto mais destaque positivo a empresa tem diante do mercado de trabalho, maiores são as chances dela atrair profissionais qualificados para seus processos seletivos. Tudo isso é construído com uma cultura organizacional sólida dentro da empresa, além da oferta de benefícios atrativos, salários competitivos e outros diferenciais chamativos.

  • Analise as métricas

Para um bom aproveitamento do processo de aquisição de talentos, é preciso acompanhar as métricas e indicadores que medem o sucesso da estratégia criada, pois isso ajuda na melhoria contínua dessa prática dentro da empresa. 

Além disso, esse tipo de análise ajuda a melhorar a tomada de decisão em processos de recrutamento e seleção tradicionais, melhorando a qualidade das admissões.

  • Tenha uma boa comunicação com os candidatos

A criação de uma comunicação clara e objetiva com os candidatos ajuda na criação de uma experiência positiva para eles. Isso porque essa atitude demonstra o cuidado que a empresa tem com o processo de aquisição de talentos e com o bem-estar dos profissionais.

Além disso, uma boa comunicação com os candidatos, mesmo com os que não foram selecionados para as vagas, é uma boa forma de humanizar o processo de contratação de novos funcionários. Por conta disso, é muito importante oferecer feedbacks constantes aos candidatos sempre que possível.

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