No atual cenário de recrutamento, o perfil comportamental ganha destaque maior em relação ao perfil técnico. Isso porque as empresas perceberam que é muito mais fácil ensinar habilidades profissionais técnicas que comportamentais. Essa é uma tendência observada em diferentes áreas do mercado de trabalho.
Hoje em dia, não é só mais um bom perfil técnico que é valorizado. São procurados aqueles profissionais que têm a capacidade de gerenciar sentimentos, entender estratégias e administrar pessoas e situações com empatia, justiça e sabedoria.
Essas habilidades são importantes porque qualificam os colaboradores para futuros desafios, como imprevistos e crises.
Por conta disso, iremos falar aqui neste blog sobre as principais habilidades sociais que o mercado de trabalho tem valorizado ultimamente.
Habilidades sociais mais buscadas no mercado
- Saber trabalhar em equipe
Profissionais que não conseguem demonstrar essa habilidade têm pouca aceitação entre os gestores. Isso porque trabalhar com outras pessoas significa conseguir chegar a solução de um problema de forma colaborativa.
Para uma equipe ter sucesso, é necessário uma harmonia entre as diferentes habilidades, experiências e pensamentos de todos os integrantes da equipe. Com isso, as reflexões do grupo serão mais ricas e complexas, proporcionando retornos financeiros mais interessantes para a empresa.
- Ter uma boa comunicação
Por mais que pareça ser algo comum, poucas pessoas conseguem saber se comunicar com qualquer tipo de público de maneira efetiva. Ela é a chave para profissionais técnicos trabalharem de forma integrada ao negócio.
Para ser tornar um bom comunicador, é preciso trabalhar bem dois campos: conteúdo e expressão. Na grande maioria dos casos, o assunto não é um problema, e sim a forma de se expressar. Por isso, é importante o desenvolvimento dessa capacidade, para lidar com as relações no trabalho e evitar inconveniências ou desentendimentos.
- Ética profissional e honestidade
Não adianta concluir uma atividade com ótimos resultados, se os meios usados para alcançar isso desrespeitam as regras da organização.
Por isso, um profissional que seja verdadeiro e honesto com todas as suas ações e comportamentos dentro da empresa será muito mais respeitado e, por consequência, mais valorizado do que outro que acredita que os fins justificam os meios.
- Comprometimento
Ir além do seu trabalho, pensar fora da caixa e sair da sua zona de conforto são qualidades muito bem recebidas atualmente. Identificar e superar obstáculos de forma proativa é uma ótima maneira de demonstrar comprometimento com a empresa.
Além disso, o comprometimento proporciona um sentimento de pertencimento ao colaborador, o que é muito importante para o crescimento da empresa.
- Resiliência
É importante o profissional desenvolver o quanto antes a capacidade de lidar com situações de crise, sem desanimar ou deixar abalar sua produtividade. Isso porque é comum em todas as profissões surgirem desafios ou momentos de tensão que exigirão muito foco e persistência para superá-los.
Infelizmente, essa habilidade vem normalmente só com a maturidade emocional e com as experiências profissionais vividas pelo colaborador, podendo demorar um tempo até se desenvolver essa habilidade.
- Continuar aprendendo constantemente
Um trabalhador que sempre tenta se informar e aprender coisas novas recebe um grande destaque. Isso porque com mais conhecimento, ele pode promover novas práticas, inovações e tendências na empresa, além de trocar ideias e conhecimentos com os outros colegas de trabalho.
Além disso, um outro tópico importante que o colaborador pode estudar e que é bem valorizado é a história do mercado em que atua. Ao entender bem o passado da empresa e do ramo em que está, o trabalhador aprenderá coisas valiosas para se aplicar no presente e no futuro da empresa.