Também conhecido como “rede de contatos”, o Networking é uma forma de criar relações profissionais em diversos ambientes e utilizá-las para alguma finalidade. Afinal de contas, ter habilidades técnicas é essencial, mas é preciso que as pessoas te conheçam e lembrem de você caso fiquem sabendo de alguma oportunidade na sua área. Nesse sentido, quanto mais bem relacionado você for, melhor será para sua carreira.
Além disso, no mundo dos negócios, o networking se torna essencial também. Quando se começa a empreender, ter uma boa rede de contatos é o primeiro grande passo para organizar um negócio.
Porém, é importante entender que investir na construção de um bom networking não se trata de estabelecer relações movidas simplesmente por interesse. É importante entender que o networking funciona como uma via de mão dupla, em que deve haver a troca de informações, conhecimentos e indicações de forma natural, pois é essa relação que traz benefícios reais aos profissionais com uma boa rede de contatos.Pensando em como o networking é fundamental para desenvolver sua carreira ou até mesmo o seu próprio negócio, trouxemos neste blog algumas dicas de como realizar um networking de forma eficiente.
Como fazer um Networking de forma eficiente?
- Seja natural
Muita gente sente medo e insegurança quando se trata em conhecer novas pessoas pois não sabe o que fazer. Porém, a verdade é que, por mais que existam dicas para facilitar o processo, na hora de criar conexões não existe segredo, basta que você seja você mesmo.
Ou seja, mesmo que você seja uma pessoa naturalmente introvertida, não precisa se esforçar a ser extrovertida. Basta apenas que se abra ao outro da forma que mais fizer sentido a você.
- Busque pessoas com interesses em comum
Identifique na sua rede de contatos — amigos, família, conhecidos, colegas de trabalho — pessoas que você possui afinidade. Ter os mesmos interesses que as pessoas da sua rede de contato é uma boa forma de manter a comunicação e criar uma relação duradoura com elas.
- Indique seus contatos para oportunidades também
Em vez de desejar fazer networking apenas para conseguir boas oportunidades para você, procure fazer o mesmo pelos outros. Caso a empresa para a qual trabalha esteja precisando de um serviço que um dos seus contatos oferece, indique eles. Quanto mais indicações fizer, maiores são as chances que retribuam e façam o mesmo por você. Mas lembre-se da honestidade! Não indique só para você “mostrar que se importa”.
- Tenha visibilidade
Uma das maneiras mais comuns de se ganhar visibilidade é através das redes sociais. Mantenha elas sempre atualizadas e publique diversos conteúdos interessantes para seus contatos. Aliás, quando você tem grande visibilidade, sua chance de ser lembrado pelos seus contatos é muito maior.
- Amplie seus contatos para além da sua área
Evite fazer contatos apenas na sua área de atuação. Profissionais de outras áreas podem te dar alcance a oportunidades que você jamais imaginaria. Por isso, lembre-se de participar de eventos de outros setores que não sejam da sua área, como feiras ou exposições. Porém, tenha certeza que os assuntos tratados nesses eventos sejam de seu interesse.
- Demonstre interesse pelas pessoas
As pessoas gostam quando os outros se interessam por elas, as ouvem, fazem perguntas. Por isso, sempre que conhecer alguém com quem queira criar uma conexão, demonstre seu interesse por ela. Mas evite agir de modo falso ou forçado. Lembre-se: não se aproxime de alguém por mero interesse.
- Demostre disponibilidade
É essencial que você se mostre disponível para as pessoas que desejam se conectar com você, seja por ações como aceitar convites que elas fazem a você ou participar de eventos promovidos por eles. Porém, aprenda a dosar isso: você não precisa estar disponível o tempo todo para os outros.