Você sabe o que é a Black Friday? A de verdade eu digo.
Black Friday é considerada a última sexta-feira de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças, quando grandes lojas de departamento promovem uma liquidação para desovar mercadorias e incentivar o consumo antes do Natal.
O feriado norte-americano é tradicionalmente um momento de reunião familiar e o comércio aproveitou esse momento para alavancar as vendas e possibilitar a renovação do estoque.
Durante esse dia, pessoas fazem filas nas portas das lojas desde cedo, e ao se abrirem as lojas, é literalmente uma correria desesperada para todos os lados, com vários clientes brigando por até o último dos produtos. Afinal, os descontos são astronômicos, tanto que há pessoas que guardam dinheiro para aproveitar esses descontos meses antes do dia oficial.
Mas isso é nos Estados Unidos.
No Brasil…
No Brasil, a Black Friday começou em 2010 e, como é esperado, a coisa ficou bem diferente. Preços inflados e depois descontados, fretes mais caros do que os próprios produtos, descontos duvidosos e outros vários problemas surgiram antes que pudéssemos perceber.
Com isso, vamos analisar melhor os problemas da Black Friday brasileira e por que ela não funciona no Brasil.
Principais motivos que mostram que a Black Friday no Brasil não funciona
Preços inflados e depois descontados
O famoso “Tudo pela metade do dobro”.
Algo bem comum entre várias lojas: Jogar o preço de algo nas alturas para, quando começar a Black Friday, abaixar para o preço de antes e dizer que é uma “promoção Black Friday”. Chega a ser ridículo, pois muitas vezes os preços sem Black Friday são menores.
Nesse caso, é muito mais aceitável a loja simplesmente dizer que não irá fazer uma Black Friday do que mentir para seus clientes.
Desconto no produto mas aumento no frete
Novamente, uma forma dos vendedores espertinhos de tentar enganar seus clientes.
Aposto que eles imaginam que os compradores vão pensar: “Bom, pelo menos o produto é mais barato”. E o pior é que muitas vezes dá certo.
Cadê o desconto?
Outra tentativa de explorar o conformismo do brasileiro diante da Black Friday.
Aposto que você já achou um pop-up de algo que desejava comprar, achou o preço incrível, clicou… mas o preço anunciado no site era diferente.
Além desse problema ser irritante, várias vezes essa diferença é bem grande, o que pode acabar enganando os consumidores mais compulsivos e dando muita dor de cabeça para os que estão tentando achar uma promoção boa.
Promoções “normais” se comparado ao que é a Black Friday
Durante todo o mês de novembro, já começamos ver em diversas lojas e comércios as “promoções” Black Friday.
Lojas que “estendem” o período da Black Friday. Os famosos Black November, Esquenta Black Friday, Pós Black Friday… Como são generosas essas lojas, né?
Porém, o que eles fazem é só criar promoções “normais” (e em “normais”, queremos dizer em promoções que podem ser vistas em qualquer época do ano) e falar que são “Promoções Black Friday”.
Em primeiro lugar, se você consegue manter uma promoção Black Friday por mais de um dia, então ela não é uma promoção Black Friday. Ou você acha que os americanos são ingênuos e nunca pensaram em aumentar o tempo das promoções para terem mais lucro? Pois é esse o ponto: se a promoção ficar por mais de um dia, o prejuízo é gigantesco, pois as promoções são gigantescas.
Se considerarmos o que é a Black Friday nos EUA, como já foi dito, é um dia em que diversas pessoas esperam na porta das lojas desde cedo para brigar pelos últimos dos produtos. Por quê? Porque eles vão acabar, pode ter certeza. Afinal, a promoção é astronômica de fato.
Sites fora do ar
Um problema mais relacionado a falta de preparação das lojas. Algumas lojas chegam até a se orgulhar disso, mas não há motivo de orgulho nenhum.
Quem nunca abriu um site e ele dizia algo como: “Ops, parece que o site está muito cheio! Mas não se preocupe, você já está na fila, aguarde! ;)”
Anunciam por mais de um mês que vão fazer descontos incríveis, anunciam em tudo que é lugar e conseguem fazer as pessoas se animarem com isso. Porém, mesmo assim, o site fica fora do ar no dia da promoção.
Às vezes parece até que nem eles achavam que o pessoal ia acreditar…
Por fim…
A ideia aqui é que a Black Friday no Brasil não funciona. Na verdade, tenho até minhas dúvidas se ela existe de fato. Até porque nos EUA ela acontece após o feriado de Ação de Graças, que nem existe aqui.
No Brasil, a Black Friday é apenas mais uma sexta-feira qualquer. Nem há motivo para a escolha da data, afinal, as lojas já estragaram de vez com o significado dela.
É apenas mais um caso de uma cópia brasileira mal feita de um evento que acontece em outros países. Nada mais…