Job Rotation (em tradução livre, “Rotação de Trabalho”) nada mais é do que uma estratégia de aprimoramento profissional adotada por empresas que desejam potencializar o aprendizado de seus funcionários dentro do ambiente de trabalho. Durante o processo, o profissional é designado a diversos departamentos da empresa para que possa entender e conhecer as atividades praticadas por cada setor.
Ao alocar um colaborador em diversas áreas, ele se torna com o tempo um profissional com uma mentalidade ampla sobre o funcionamento da empresa, entendendo cada ponto que compõe a sua estrutura. É muito comum vermos o procedimento ser aplicado em programas de trainee, por exemplo.
Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre o quão eficiente é essa estratégia para desenvolver novos funcionários e sobre quais benefícios ela pode trazer para uma empresa. Por isso, será apresentado a seguir um material no intuito de esclarecer esses questionamentos.
Quais os benefícios do Job Rotation?
- Engajamento
Por causa do contato natural e usual entre diferentes equipes, o engajamento dos trabalhadores aumenta, tanto nos objetivos da empresa quanto no cotidiano do ambiente de trabalho, o que ainda contribui com a melhoria do clima organizacional.
Aliás, um ambiente laboral saudável tende a ser muito mais produtivo. Isso porque os colaboradores se envolvem verdadeiramente nos projetos nos quais foram designados. É o famoso “vestir a camisa”. Assim, a qualidade dos serviços desenvolvidos por eles é melhorada.
- Melhor formação dos colaboradores
Uma das consequências naturais do processo de Job Rotation é que os colaboradores passam a ter mais contato com membros de outras equipes, o que aumenta a troca de aprendizados e experiência entre os colaboradores.
Além disso, o Job Rotation ajuda o funcionário a entender melhor como funciona a empresa. Assim, esses empregados têm maiores chances de entregar as suas tarefas com excelência, uma vez que conhecem o processo por inteiro e entendem o peso de suas responsabilidades e como elas impactam nos outros departamentos.
Uma equipe de marketing, por exemplo, pode compreender melhor oque o setor de vendas precisa ao passar um tempo na área.
- Desenvolvimento profissional para o mercado atual
Nos tempos de hoje, onde a transformação digital se tornou tão necessária e os consumidores tão exigentes, as empresas procuram por níveis mais altos de flexibilidade, comprometimento, autonomia, espírito cooperativo e capacidade para atuar diante de situações complexas.
Por sua vez, o Job Rotation consegue desenvolver muito bem cada uma dessas habilidades citadas, sendo assim uma estratégia capaz de criar profissionais com perfis ideais para atuar em qualquer empresa moderna.
- Retenção de talentos
Por fim, não é nenhuma novidade que o índice de turnover é reduzido em empresas que aderem ao Job Rotation.
O simples fato do ambiente de trabalho se tornar mais dinâmico e desafiador ajuda a reter os melhores talentos do mercado, especialmente pessoas com um perfil mais proativo e flexível.