Aviso de Férias: Como funciona?

Todo trabalhador que tiver carteira assinada e estiver trabalhando já por 12 meses tem direito a um período de férias, podendo esse período variar conforme a frequência do profissional.

Normalmente, a organização das férias dos funcionários é responsabilidade do RH. Mas, além disso, é ele quem precisa lidar corretamente com o Aviso de Férias, para que a lei seja respeitada.

Como o próprio nome já diz, o Aviso de Férias é algo exigido pela CLT, onde o empregador tem o dever de comunicar o colaborador sobre o seu período de férias, com ao menos 30 dias de antecedência.

Caso queira entender melhor como funciona esse tipo de aviso e as principais dúvidas acerca desta prática, continue acompanhando o post para se informar melhor.

Principais exigências da CLT

Dentre as diversas exigências da CLT em relação ao aviso de férias, o principal é sobre o período que ele deve acontecer, que é de 30 dias antes do início das férias.

Esse período deve ser documentado na ficha de registro dos colaboradores. Além disso, o trabalhador também deve entregar a sua carteira de trabalho, para que o evento seja registrado no documento.

É normal que empresas solicitem a assinatura do colaborador somente dois dias antes do período de descanso, acontecendo junto com o pagamento das férias. Porém, na hora de registrar no documento oficial, eles escrevem a data como se fosse 30 dias antes dessa data. É uma prática inadequada e que não é prevista pela CLT, podendo ser denunciada.

O que o Aviso de Férias deve conter?

O Aviso de Férias é um documento importante. Por conta disso, é fundamental que ele possua algumas informações que permitam a identificação correta dos envolvidos, como:

  • Razão Social
  • Nome completo do colaborador
  • CNPJ da empresa trabalhada
  • RG e CPF do colaborador
  • Número da carteira de trabalho do trabalhador

Além disso, é importante a avaliação do intervalo de tempo que o profissional ficará longe da empresa para melhor detalhamento do processo. Por fim, é necessário ressaltar o cuidado que o RH deve tomar com o preenchimento das informações, uma vez que elas devem ser exatas.

O trabalhador pode não aceitar o período de férias?

Uma dúvida comum quando o assunto é férias: será que o colaborador pode simplesmente negar o período de descanso?

A resposta para isso é não. De fato, é o empregador quem determina o período de férias conforme for mais conveniente para a sua empresa ou agenda. Por isso, o colaborador não pode se recusar a assinar o Aviso de Férias.

Para evitar possíveis desentendimentos, é ideal que exista uma relação amistosa entre a empresa e os colaboradores para conseguirem chegar a um consenso. E é aí que o departamento de Recursos Humanos entra, ao ser o responsável por pensar em ações estratégicas para que a empresa e os funcionários tenham uma boa relação e ambos saiam ganhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Sugestões

Principais tipos de escala de trabalho
TECNOLOGIA

Principais tipos de escala de trabalho

Uma escala de trabalho pode ser definida como a distribuição das horas trabalhadas por um profissional pelos dias da semana, assim como a determinação das folgas dos profissionais.

Existem vários tipos de escala de trabalho que podem ser adotados e que estão dentro das regulamentações da CLT. Cada modelo serve para atender efetivamente às necessidades da vaga e das atividades da empresa.

LER MAIS
O que é segurança psicológica e qual sua importância?
RH ESTRATÉGICO

O que é segurança psicológica e qual sua importância?

Você já se sentiu à vontade de discordar da ideia de um colega ou então de propor uma solução inesperada no trabalho? Se sim, você provavelmente estava vivendo em um ambiente com segurança psicológica no trabalho.

Basicamente, esse conceito se refere à sensação de pertencer a determinado local e de se sentir tranquilo em expor suas opiniões, ideias e pensamentos no geral. Um local de trabalho com segurança psicológica é aquele que os colaboradores ali presentes se sentem livres para serem eles mesmos, expressando suas visões com mais confiança e mais naturalidade.

LER MAIS
O que é um Headhunter?
DICAS

O que é um Headhunter?

Uma das principais funções do departamento de RH é o recrutamento e seleção de profissionais. Contudo, escolher o perfil adequado em alguns casos não é uma tarefa fácil e necessita de ajuda especializada. Então, contar com o headhunter pode ser uma boa alternativa.

Headhunter (“caçador de cabeças” em tradução livre) é um profissional que desempenha um papel extremamente estratégico dentro de uma organização. Ele é responsável por levar os melhores talentos do mercado para dentro da empresa, além de funcionar como um mediador entre a empresa e o profissional. Pode-se dizer que ele é uma espécie de “caçador de talentos”.

LER MAIS
O que é a NR 17 e por que ela é importante?
LEGISLAÇÃO

O que é a NR 17 e por que ela é importante?

A Norma Regulamentadora 17 (NR 17), mais conhecida como “norma da ergonomia“, foi criada com a intenção de estabelecer parâmetros mínimos de segurança no trabalho, permitindo a adaptação do ambiente de trabalho conforme a necessidade dos trabalhadores.

Afinal, dentre as diversas obrigações de uma organização, a garantia da segurança e da saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho é uma das mais importantes, uma vez que esses fatores têm um impacto direto na qualidade de vida de todos.

LER MAIS

Inscreva-se

Receba os nossos novos conteúdos em primeira mão gratuitamente

Nossos Parceiros

Sistema de Ponto

Solução Completa de fácil utilização e 100% Dentro da LEI

Como construir um time de RH eficiente?

Sistema de Escola

Controle de Acesso e Financeiro Seguro e Confiável

Sistema de Academia

Controle de Acesso e Treinos de forma Fácil e Prática

Sistema de Estacionamento

Controle de Acesso e Tarifas 100% Automatizada

Sistema de Clubes

Controle de Acesso e Sócios 100% Automatizado

Sistema de Portarias

Controle de Acesso Completo e Integrado a Catracas

Inscreva-se gratuitamente e receba os nossos conteúdos semanais