Principais tipos de escala de trabalho

Uma escala de trabalho pode ser definida como a distribuição das horas trabalhadas por um profissional pelos dias da semana, assim como a determinação das folgas dos profissionais.

Existem vários tipos de escala de trabalho que podem ser adotados e que estão dentro das regulamentações da CLT. Cada modelo serve para atender efetivamente às necessidades da vaga e das atividades da empresa.

É importante lembrar que a jornada de trabalho do colaborador deve seguir regras específicas. Aliás, a empresa não pode criar escalas de trabalho de acordo com seus interesses, devendo respeitar a legislação trabalhista. Assim, diversos fatores devem ser considerados.

Porém, as organizações tem a liberdade de definir qual das escalas legalizadas pela CLT faz mais sentido para uma vaga e aplicá-la. Por isso, citaremos a seguir as principais modalidades de escala de trabalho que podem ser adotado pelas empresas.

Principais tipos de escala de trabalho adotados pelas empresas

Modelo 5×2

Essa escala de trabalho 5×2 é uma das mais comuns de todas. Basicamente, nesse modelo a cada cinco dias trabalhados, o colaborador tem dois dias de folga, seja consecutivos ou não. Um exemplo é o colaborador que trabalha de segunda à sexta e tem folga de sábado e domingo. Nessa jornada, a diária geralmente dura 8 horas.

Modelo 5×1

Neste modelo de escala, o profissional terá direito à uma folga a cada 5 dias trabalhados. Geralmente, a diária é de 7 horas de trabalho. É bastante usado por empresas que precisam funcionar todos os dias.

Modelo 4×2

No modelo 4×2, o funcionário trabalha por 4 dias consecutivos, em turnos de 11 horas e tem 2 dias de folga. Por trabalhar 11 horas diárias, ele receberá o pagamento das horas extras por isso. Normalmente é muito usado em vagas que exigem que a diária seja mais longa.

Modelo 6×1

Em vagas 6×1, a cada seis dias trabalhados, o funcionário recebe uma folga. Além disso, é importante lembrar que as diárias podem variar, mas geralmente são mais curtas. Essa é uma boa opção de escala para empresas que precisam adotar um revezamento, como em casos em que as folgas da equipe precisam ser alternadas porque as atividades da empresa não podem parar.

Modelo 12×36

Nesse formato, o profissional trabalha por 12 horas e folga 36 horas. Trata-se de uma escala também muito utilizada em atividades que não podem ser interrompidas, como em indústrias.

Modelo 18×36

No modelo 18×36, o colaborador trabalha por 18 horas e descansa por 36 horas. Também se trata de uma opção adotada por empresas que precisam ter longos turnos de trabalho.

Modelo 24×48

Em alguns cargos, como os de policiais ou de cobradores de pedágio, é exigido esse tipo de escala, em que o profissional trabalha por 24 horas e descansa 48 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Sugestões

Qual a diferença entre o Home Office e o Anywhere Office?
TECNOLOGIA

Qual a diferença entre o Home Office e o Anywhere Office?

Como visto anteriormente, o Anywhere Office nada mais é do que um novo modelo de trabalho inovador que tem ganhado muito espaço recentemente.

Porém, há ainda muitas dúvidas a respeito desse modo de trabalhar, ao ponto em que muitas pessoas o comparam ao Home Office, um outro modelo de trabalho que também ganhou destaque por conta da pandemia e do distanciamento social.

LER MAIS
Sinais de desmotivação no trabalho e como resolver isso
DICAS

Sinais de desmotivação no trabalho e como resolver isso

Na maioria das vezes, a desmotivação de uma pessoa pode ser notada por suas ações e no ambiente de trabalho. Profissionais que tendem a reclamar demais, realizar suas atividades de forma desleixada, se envolver em conflitos na empresa e faltar sem justificativa provavelmente está infeliz com alguma coisa.

Para evitar isso, é papel do setor de RH observar os índices de rotatividade e absenteísmo da empresa no intuito de manter a saúde interna da empresa estável. Além disso, é o RH quem lida diretamente com as insatisfações dos funcionários, sendo o grande responsável pela criação de estratégias que impeçam o aumento da desmotivação.

LER MAIS
Como funciona o controle de ponto para funcionários terceirizados?
LEGISLAÇÃO

Como funciona o controle de ponto para funcionários terceirizados?

A terceirização acontece quando uma empresa passa a responsabilidade da realização de algum serviço para outra organização. É muito comum entre empresas e organizações a contratação de funcionários terceirizados, seja pela facilidade, pelo orçamento ou qualquer outro motivo que traz benefícios para a empresa. Em um acordo como esse, está prevista a entrega de um trabalho em que os colaboradores não têm vínculo empregatício com a empresa contratante, apenas com a contratada.

Com isso em mente, várias dúvidas podem surgir em relação ao controle de ponto de funcionários terceirizados. Qual a responsabilidade da empresa em relação ao funcionário terceirizado? Como registrar o ponto desses funcionários? E quem é responsável pelo registro do ponto deles?

LER MAIS
Como construir um time de RH eficiente?
RH ESTRATÉGICO

Como construir um time de RH eficiente?

Diversas empresas sonham em ter uma equipe talentosa e de alta performance, uma vez que essa condição ajuda a organização na busca pelo sucesso, destacando-a no mercado.

Porém, é importante que os gestores saibam como montar um time de RH com profissionais que ofereçam boas estratégias para atrair talentos para a empresa. Afinal, um dos diferenciais mais preciosos de todo negócio são as pessoas, que por meio de seus atendimentos fazem a empresa avançar.

LER MAIS

Inscreva-se

Receba os nossos novos conteúdos em primeira mão gratuitamente

Nossos Parceiros

Sistema de Ponto

Solução Completa de fácil utilização e 100% Dentro da LEI

Como construir um time de RH eficiente?

Sistema de Escola

Controle de Acesso e Financeiro Seguro e Confiável

Sistema de Academia

Controle de Acesso e Treinos de forma Fácil e Prática

Sistema de Estacionamento

Controle de Acesso e Tarifas 100% Automatizada

Sistema de Clubes

Controle de Acesso e Sócios 100% Automatizado

Sistema de Portarias

Controle de Acesso Completo e Integrado a Catracas

Inscreva-se gratuitamente e receba os nossos conteúdos semanais