Existem diversas empresas dos mais diferentes segmentos em uma cidade. Elas podem ser concorrentes, oferecer o mesmo produto ou prestar o mesmo serviço, mas cada uma tem suas características próprias. Você sabe o porquê disso?
Porque o que torna cada empresa única são os princípios, propósitos e valores que ela criar e adotar. E é a combinação de todas essas ideologias que nós chamamos de cultura organizacional de uma empresa.
Basicamente, o objetivo com essa ideia é transmitir e fortalecer a missão e os valores da organização, avaliando o que os colaboradores fazem pela empresa e o que eles pensam dela.
Pensando na importância desse tópico, iremos citar a seguir alguns dos benefícios que uma empresa pode ter ao se investir em sua cultura organizacional.
Benefícios em se investir na cultura organizacional de uma empresa
Fortalecimento de marca
A cultura organizacional contribui para fortalecer a identidade de uma empresa no mercado. Por isso, é normal que o objetivo da organização esteja implícito na cultura do negócio.
Dependendo do segmento de atuação da empresa e do público-alvo desejado, isso pode atrair ou afastar as pessoas, podendo ser usado até como argumento de venda.
Por exemplo, na indústria de perfumes, há várias empresas que vem deixando de usar matérias-primas de origem animal para conseguirem conquistar mercados mais específicos. Assim, consumidores que defendem a causa animal compram os produtos sem peso na consciência, o que ajuda a divulgar a marca diante desse público.
Atração de talentos
Atualmente, os profissionais estão cada vez mais levando em conta a cultura organizacional das empresas para procurar um bom emprego. Eles buscam propósitos corporativos alinhados com os seus interesses pessoais.
Com isso, é correto afirmar que uma cultura organizacional forte é responsável também por atrair talentos para o seu negócio.
Aliás, já é mais do que normal que as pessoas optem por trabalhar em lugares que sentem um maior senso de pertencimento. E, quando as pessoas se sentem parte de algo, elas tendem a trabalhar mais motivadas e permanecer por mais tempo na empresa.
Retenção de talentos
Já que falamos da atração de talentos, não podemos esquecer da retenção deles. Como dissemos anteriormente, com uma boa organização na empresa, as pessoas passam a se sentir mais acolhidas e pertencentes ao local em que estão. Assim, elas tendem a permanecer mais tempo na empresa.
Além disso, é importante salientar que, quando uma empresa começa a apresentar altas taxas de Turnover, é normal que ela comece a investir mais na capacitação de profissionais.
Porém, dependendo da função exercida pelo funcionário, é preciso que ele desenvolva habilidades específicas para cumpri-la, e isso demanda tempo. Para isso, a cultura organizacional pode se tornar uma grande aliada, uma vez que ela pode otimizar o tempo dos funcionários e melhorar a retenção de talentos.
Determinação da identidade da empresa
Toda organização tem uma identidade própria que é disseminada entre os funcionários por meio da cultura organizacional da empresa.
Por isso, quanto mais sólida essa cultura, mais objetivas serão as crenças e valores da empresa para os funcionários. Aliás, é preciso entender o propósito de uma empresa se quer ajudá-la a crescer.
É importante lembrar que a cultura e o planejamento da organização devem sempre andar de mãos dadas, pois dessa forma fica mais fácil de alcançar os objetivos da empresa.