Você já se sentiu à vontade de discordar da ideia de um colega ou então de propor uma solução inesperada no trabalho? Se sim, você provavelmente estava vivendo em um ambiente com segurança psicológica no trabalho.
Basicamente, esse conceito se refere à sensação de pertencer a determinado local e de se sentir tranquilo em expor suas opiniões, ideias e pensamentos no geral. Um local de trabalho com segurança psicológica é aquele que os colaboradores ali presentes se sentem livres para serem eles mesmos, expressando suas visões com mais confiança e mais naturalidade.
Infelizmente, a maioria das pessoas não consegue esse tipo de segurança. Devido a isso, elas acabam assumindo um personagem enquanto estão no trabalho pois não se sentem confortáveis, o que acaba prejudicando o bem estar social delas e a produtividade geral da empresa.
Pode parecer que esse conceito tenha pouca importância para você, mas é justamente por causa disso que juntamos esse material aqui: Para entendermos melhor o porquê de a segurança psicológica ser tão valiosa para uma empresa e seus funcionários.
Qual a importância da segurança psicológica no trabalho?
Profissionais que trabalham em ambientes com segurança psicológica tendem a serem mais produtivos e criativos. Afinal, em um ambiente assim, não tem como haver o medo de expressar suas ideias, sejam elas estranhas ou inesperadas. E é claro, a maioria das inovações mais rentáveis para as empresas vem justamente de ideias assim.
Aliás, quando uma empresa está em busca de alguma inovação, ela começa por tentar estabelecer esse tipo de segurança psicológica no local de trabalho, abrindo o espaço para novas ideias. Com isso, já é iniciado o desenvolvimento de algumas oportunidades de mercado apontadas pelos profissionais.
Além disso tudo, outro fator que é melhorado na empresa é a produtividade, uma vez que ela está diretamente relacionada à felicidade e satisfação colaboradores no trabalho. Afinal, com um ambiente psicologicamente seguro, os profissionais conseguem empenhar sua energia no que de fato é necessário fazer, sem ter medo de punições ou do julgamento dos outros.
Que características demonstram que um ambiente tem segurança psicológica?
Há algumas características importantes que ajudam a construir um ambiente psicologicamente seguro. Vejamos os principais:
Inclusão na tomada de decisões
Excluir um membro do time da tomada de decisão contribui para um ambiente com menos colaboração. Por isso, é importante garantir que todos consigam e tenham a permissão para expor suas opiniões antes de uma decisão.
Dessa maneira, é possível fortalecer alguns aspectos importantes, como o compartilhamento de ideias, o estímulo a cooperatividade e o sentimento de pertencimento.
Maior tolerância ao erro
Há vários casos em que a insegurança psicológica do ambiente é devido a uma estrita cultura de intolerância ao erro. Um colaborador, por exemplo, que tenha tido uma ideia interessante tem bem pouca ou até mesmo nenhuma chance de experimentar e testar ela. Isso porque os colaboradores ficam com tanto medo de errar e serem punidos que acabam guardando aquelas ideias para eles.
Porém, é importante salientarmos aqui que não estamos defendendo que um funcionário não seja punido caso cometa um erro gravíssimo. A questão é que há momentos em que a cobrança e a punição podem ser exageradas, o que pode comprometer o dinâmica entre o gestor e os funcionários.
Feedbacks
Estabelecer a prática do feedback é um dos alicerces fundamentais para a segurança psicológica de um ambiente. Afinal, é preciso transparência, coerência e sensibilização dos líderes e demais colaboradores para a boa estruturação e convivência no local.
Por isso, é importante que o setor de RH tenha a capacidade de promover esses ciclos de feedbacks com o intuito de desenvolver todo o capital humano da empresa.