O que é segurança psicológica e qual sua importância?

Você já se sentiu à vontade de discordar da ideia de um colega ou então de propor uma solução inesperada no trabalho? Se sim, você provavelmente estava vivendo em um ambiente com segurança psicológica no trabalho.

Basicamente, esse conceito se refere à sensação de pertencer a determinado local e de se sentir tranquilo em expor suas opiniões, ideias e pensamentos no geral. Um local de trabalho com segurança psicológica é aquele que os colaboradores ali presentes se sentem livres para serem eles mesmos, expressando suas visões com mais confiança e mais naturalidade.

Infelizmente, a maioria das pessoas não consegue esse tipo de segurança. Devido a isso, elas acabam assumindo um personagem enquanto estão no trabalho pois não se sentem confortáveis, o que acaba prejudicando o bem estar social delas e a produtividade geral da empresa.

Pode parecer que esse conceito tenha pouca importância para você, mas é justamente por causa disso que juntamos esse material aqui: Para entendermos melhor o porquê de a segurança psicológica ser tão valiosa para uma empresa e seus funcionários.

Qual a importância da segurança psicológica no trabalho?

Profissionais que trabalham em ambientes com segurança psicológica tendem a serem mais produtivos e criativos. Afinal, em um ambiente assim, não tem como haver o medo de expressar suas ideias, sejam elas estranhas ou inesperadas. E é claro, a maioria das inovações mais rentáveis para as empresas vem justamente de ideias assim.

Aliás, quando uma empresa está em busca de alguma inovação, ela começa por tentar estabelecer esse tipo de segurança psicológica no local de trabalho, abrindo o espaço para novas ideias. Com isso, já é iniciado o desenvolvimento de algumas oportunidades de mercado apontadas pelos profissionais.

Além disso tudo, outro fator que é melhorado na empresa é a produtividade, uma vez que ela está diretamente relacionada à felicidade e satisfação colaboradores no trabalho. Afinal, com um ambiente psicologicamente seguro, os profissionais conseguem empenhar sua energia no que de fato é necessário fazer, sem ter medo de punições ou do julgamento dos outros.

Que características demonstram que um ambiente tem segurança psicológica?

Há algumas características importantes que ajudam a construir um ambiente psicologicamente seguro. Vejamos os principais:

Inclusão na tomada de decisões

Excluir um membro do time da tomada de decisão contribui para um ambiente com menos colaboração. Por isso, é importante garantir que todos consigam e tenham a permissão para expor suas opiniões antes de uma decisão.

Dessa maneira, é possível fortalecer alguns aspectos importantes, como o compartilhamento de ideias, o estímulo a cooperatividade e o sentimento de pertencimento.

Maior tolerância ao erro

Há vários casos em que a insegurança psicológica do ambiente é devido a uma estrita cultura de intolerância ao erro. Um colaborador, por exemplo, que tenha tido uma ideia interessante tem bem pouca ou até mesmo nenhuma chance de experimentar e testar ela. Isso porque os colaboradores ficam com tanto medo de errar e serem punidos que acabam guardando aquelas ideias para eles.

Porém, é importante salientarmos aqui que não estamos defendendo que um funcionário não seja punido caso cometa um erro gravíssimo. A questão é que há momentos em que a cobrança e a punição podem ser exageradas, o que pode comprometer o dinâmica entre o gestor e os funcionários.

Feedbacks

Estabelecer a prática do feedback é um dos alicerces fundamentais para a segurança psicológica de um ambiente. Afinal, é preciso transparência, coerência e sensibilização dos líderes e demais colaboradores para a boa estruturação e convivência no local.

Por isso, é importante que o setor de RH tenha a capacidade de promover esses ciclos de feedbacks com o intuito de desenvolver todo o capital humano da empresa.

Nossas Sugestões

Como implementar o Big Data em pequenas e médias empresas?
TECNOLOGIA

Como implementar o Big Data em pequenas e médias empresas?

Atualmente, o Big Data tem se tornado um dos principais pilares das operações empresariais modernas, dada a sua grande capacidade de guiar e embasar análises estratégicas para as mais diversas finalidades.

Porém, há ainda muita dúvida sobre como empresas médias e pequenas podem aplicar esse conceito na prática. Afinal, antigamente o Big Data era um privilégio apenas das grandes corporações.

Entretanto, com a difusão da tecnologia, hoje em dia o porte do negócio não importa tanto como antes.

LER MAIS
Home Office: Práticas que não devemos abandonar
RH ESTRATÉGICO

Home Office: Práticas que não devemos abandonar

Com a pandemia de Coronavírus, o modelo de trabalho em Home Office foi mais estimulado do que nunca, já que diversas empresas tiveram que permitir essa prática para que conseguissem permanecer no mercado.Após isso, mesmo com a crescente flexibilização da situação, a expectativa é de que o crescimento do trabalho remoto continue nos próximos anos, principalmente em setores ligados à tecnologia.

LER MAIS
IaaS, PaaS e SaaS: o que significam essas siglas e qual é a melhor para a sua empresa?
TECNOLOGIA

IaaS, PaaS e SaaS: o que significam essas siglas e qual é a melhor para a sua empresa?

A computação em nuvem tem causado muitas transformações digitais no mundo e já tem um lugar de destaque nas relações corporativas atuais.

Embora atualmente seja algo bastante usual, esse é um assunto grande e complexo, que possui vários subtemas. Um exemplo deles são os modelos de disponibilização de serviços em nuvem.

Afinal, com a evolução da tecnologia em nuvem, começaram a surgir diversas formas de servir esses recursos computacionais através da internet para que as empresas pudessem utilizá-los. A partir disso, surgiram os modelos IaaS, PaaS e SaaS.

LER MAIS
Como se sair bem em uma entrevista de emprego?
DICAS

Como se sair bem em uma entrevista de emprego?

Conseguir um bom emprego pode mexer com a ansiedade de qualquer pessoa. Entretanto, antes de conseguir a vaga, é necessário passar por várias etapas de seleção. Uma dessas etapas é a entrevista.

Muito temida pela maioria, a entrevista é o momento em que candidato e o recrutador ficam de frente com o outro para esclarecer melhor as intenções e habilidades do candidato. Qualquer descuido ou pequeno erro cometido pelo candidato pode fazer ele perder qualquer chance que tinha.

LER MAIS

Inscreva-se

Receba os nossos novos conteúdos em primeira mão gratuitamente

Nossos Parceiros

Sistema de Ponto

Solução Completa de fácil utilização e 100% Dentro da LEI

Como construir um time de RH eficiente?

Sistema de Escola

Controle de Acesso e Financeiro Seguro e Confiável

Sistema de Academia

Controle de Acesso e Treinos de forma Fácil e Prática

Sistema de Estacionamento

Controle de Acesso e Tarifas 100% Automatizada

Sistema de Clubes

Controle de Acesso e Sócios 100% Automatizado

Sistema de Portarias

Controle de Acesso Completo e Integrado a Catracas

Inscreva-se gratuitamente e receba os nossos conteúdos semanais