Contratar um novo funcionário para a empresa sempre é uma grande responsabilidade, uma vez que uma admissão acertada significa o possível crescimento do negócio.
Como se a pressão não fosse o suficiente, a tarefa em si é bem mais complexa do que parece. Afinal, esse processo envolve diversos desafios, além de que, com um pequeno erro, vários problemas podem surgir, como a queda da produtividade da empresa ou o aumento do índice de turnover. Por conta disso, investir em práticas de Onboarding se torna fundamental.
Caso você não conheça esse conceito, continue acompanhando para entender quais os principais pontos acerca desse processo e como podemos construí-lo em uma empresa.
O que é Onboarding?
Basicamente, o Onboarding(ou “embarque” em tradução livre) é um processo usado para integrar um novo colaborador à equipe, cultura e forma de operação de uma empresa, ajudando na adaptação do profissional e aumentando as chances de retenção dele.
Através da orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento do novo funcionário, ensina-se novas habilidades e conhecimentos necessários para que ele consiga se tornar parte da equipe designada de forma efetiva.
Normalmente, o melhor momento para se iniciar esse processo é logo após a contratação, que é quando o profissional está motivado e disposto a receber orientações, se adaptando com maior facilidade.
Por conta de sua importância, essa prática exige um grande planejamento por parte do setor de RH. É através dele que será possível motivar os funcionários desde o momento em que eles chegam no trabalho.
Ainda há muitas companhias que ignoram a importância do Onboarding. Com isso, acabam realizando somente uma pequena apresentação da empresa ao funcionário, deixando-o sozinho pelo ambiente da organização. Isso é um erro, pois o mercado se encontra cada vez mais competitivo atualmente, e as empresas que investem nesse acompanhamento terão muito mais chances de ficarem com os melhores profissionais do ramo.
Como o Onboarding de novos funcionários pode ser feito?
Para que esse processo dê certo dentro de uma empresa, ele precisa ser bem estruturado. Abaixo, veja algumas pequenas ações que já podem fazer muita diferença na sua empresa:
Esclareça os detalhes da contratação
Tenha certeza que o novo funcionário tenha todas as informações necessárias em mente, como salário, benefícios, data de início do trabalho, período de experiência, entre outras coisas. Tudo deve estar bem especificado no momento da contratação. Para facilitar o entendimento do candidato, você pode encaminhar todas essas informações via e-mail ou por algum outro meio digital de fácil e rápido acesso.
Mostre estar preparado para a chegada dele
Faça com que o novo empregado veja que está sendo esperado. Mostre isso a ele deixando tudo planejado para a sua chegada à empresa, especialmente no seu setor de trabalho. Isso é primordial para a valorização e a integração social dele.
Uma boa ideia, por exemplo, é dias antes da data de começo do trabalho do funcionário mandar uma mensagem ou e-mail que demonstre o quão importante é a chegada dele na empresa.
Aproveite e já use esse tempo também para planejar com antecedência todos os treinamentos que serão aplicados durante o período de experiência dele.
Faça um evento para receber o novo funcionário
Criar um evento de boas-vindas no primeiro dia de trabalho do profissional é um processo eficaz de Onboarding. Defina uma data com os demais departamentos da empresa e convide seus membros para se apresentarem ao recém-contratado.
Mesmo que ele já tenha algumas informações, talvez seja interessante aproveitar esse contato inicial para explicar mais detalhadamente a história da empresa, sua cultura, seus fundadores e quais objetivos ela busca atingir no futuro.
Faça um tour pela empresa com ele
Um passeio pela empresa é essencial para o primeiro dia do recém-contratado. Mesmo em pequenas empresas, isso ajuda muito o novo colaborador a se sentir mais confortável e familiarizado com o ambiente de trabalho.
Apresente-o aos demais funcionários, promovendo a integração dele na equipe de maneira mais informal. É crucial que os líderes da equipe participem também desse momento, já que geralmente eles são os principais responsáveis por manter a cultura organizacional da equipe.
Apresente o setor em que ele trabalhará
Por fim, dentro desse processo de integração de novos funcionários, é sempre necessário considerar o setor para o qual o profissional irá trabalhar.
Nesse momentos, o mais apropriado é que o departamento de RH e o gestor responsável pela equipe dessa nova contratação trabalhem juntos para repassar todas as informações relevantes daquele time ao novato, desde seus desafios e metas até suas especificidades.