Hoje em dia, as empresas estão avançando cada vez mais por conta da tecnologia. Porém, a grande maioria das companhias já sabem que os negócios não evoluem de uma hora para outra apenas com bons equipamentos. Isso porque nada vai realmente bem sem a força de trabalho humana, ou o famoso Capital Humano, como é chamado atualmente.
Além disso, é evidente que a correta gestão do RH garante que o capital humano da empresa seja bem aproveitado, contribuindo para o sucesso do negócio em questão. Com isso, pode-se dizer que esses dois fatores têm mais relação do que parece.
E é pensando nisso que reunimos esse material a seguir para responder as principais questões acerca desse tópico: Qual a relação entre Recursos Humanos e Capital Humano e como é possível desenvolver esse capital em uma empresa?
Qual a relação existente entre o setor de RH e o Capital Humano?
Pode parecer que ambos são independentes, mas esses dois conceitos estão muito ligados. Afinal, é responsabilidade do RH promover as condições necessárias para o engajamento e o desenvolvimento dos funcionários, uma vez que melhorias nas competências técnicas e comportamentais são essenciais para esse processo.
Investimento em capital humano deve ser uma das prioridades do Recursos Humanos, pois é através dele que se alcançam os objetivos da empresa e o trabalho se torna mais consistente.
Mas como o RH pode desenvolver esse capital humano?
O trabalho de desenvolver o capital humano numa empresa estimula a colaboração, respeito e a satisfação coletiva entre todos os funcionários.
Afinal, quando bem feita, a gestão deste conceito organizacional pode reduzir os níveis de estresse relacionados ao trabalho, como os boatos e as brigas no ambiente corporativo.
Veja algumas das principais coisas que uma companhia, em conjunto com seu RH, pode fazer para facilitar o desenvolvimento desse capital:
Desenvolver programas de capacitação
Não basta só esperar que seus colaboradores se sintam envolvidos com a empresa. É preciso trabalhar internamente nisso, investindo em programas de capacitação.
Por isso, é importante promover treinamentos, palestras ou até mesmo grupos de conversação para os funcionários. Dessa forma, haverá o desenvolvimento e o compartilhamento dos conhecimentos e habilidades que cada profissional possui.
Identificar as funções de cada funcionário
Uma vez que os colaboradores estejam contratados, é necessário que eles sejam inseridos em times com atividades que possam realmente ajudar. Assim, selecionando e separando corretamente as pessoas com visões semelhantes e habilidades complementares em grupos há o desenvolvimento do capital humano, o que acaba melhorando a produtividade como um todo.
Claro que não devemos partir para o outro extremo também. Ou seja, formar times que sejam formados apenas por pessoas com perfis extremamente parecidos também é inviável. Isso porque essa ação faz com que todos ali sejam colocados em uma zona de conforto, impedindo o desenvolvimento deles.
Implementar planos de carreira
Por fim, outra forma de desenvolver o capital humano de um negócio é pela implementação de planos de carreira. Afinal, é por meio deles que os funcionários sabem quais são os caminhos a serem percorridos na empresa e como podem crescer profissionalmente, tornando-os mais engajados e motivados.
Outra ideia interessante é realizar as promoções por meio de metas reais incentivando os colaboradores a darem o melhor deles em suas rotinas de trabalho.