Os processos de recrutamento e de seleção são algumas das tarefas mais importantes que o RH deve dar atenção. Afinal, ambos são considerados fundamentos cruciais para que a empresa atinja bons resultados.
Por mais que esses processos sejam usados em conjunto e muitas vezes até como sinônimos, o recrutamento e a seleção são termos com significados diferentes e características próprias.
É lógico que, para a maior produtividade da empresa, essas duas atividades devem ser aplicadas juntas. Porém, é de extrema importância saber diferenciar elas.
Pensando nisso, juntamos um material a seguir para entendermos melhor qual a diferença entre esses dois processos tão importantes para o RH e a empresa em geral.
O que é o processo de Recrutamento?
Resumidamente, o objetivo principal do recrutamento é atrair candidatos para exercer uma determinada função. O processo em si envolve a descrição e a publicação da vaga de acordo com os pré-requisitos estabelecidos pela empresa.
O recrutamento deve ser sempre feito da maneira mais clara e objetiva possível, com o intuito de realmente chamar a atenção dos profissionais que a empresa deseja.
Pode-se dividir o recrutamento em dois tipos: o Recrutamento Interno e o Recrutamento Externo.
No recrutamento interno, a oferta de vagas é feita dentro da própria empresa, o que resulta em uma redução significativa dos custos do processo. Além disso, por conta dos candidatos já estarem familiarizados com a empresa, a adaptação deles é mais rápida.
Já no recrutamento externo, a busca por profissionais é feita fora da empresa. O maior benefício desse tipo de recrutamento é que há maior quantidade de candidatos, possibilitando a aquisição de uma maior diversidade de pessoas com uma grande variedade de conhecimentos.
O que é o processo de Seleção de Pessoas?
No processo de seleção de pessoas, o objetivo é escolher corretamente a pessoa que irá preencher determinada vaga. Para isso, são realizadas entrevistas, testes comportamentais e outras técnicas que identificam o perfil do candidato, avaliando suas habilidades e avaliando se ele atende às exigências da empresa.
Existem vários processos que podem ser aplicados durante a seleção de pessoas. Desde ouvir Feedbacks dos colaboradores até estabelecer métricas e mapear talentos são algumas formas interessantes de realizar essa seleção com eficiência. Porém, cabe ao RH julgar qual método de triagem é mais adequado para a empresa.