Um dos principais desejos de todo empreendedor é ter uma ferramenta que conseguisse prever os comportamentos dos consumidores. Isso porque, com uma tecnologia dessas, seria possível tomar decisões muito mais assertivas para a melhoria dos resultados da empresa.
E é justamente isso que o Big Data proporciona. Esse conceito relativamente novo tem se tornado tendência para o mercado do futuro. Afinal, com uma tecnologia revolucionária como essa, o impacto no mundo dos negócios será colossal.
Para você não perder as possibilidades dessa tecnologia e sair na frente da concorrência, juntamos esse material a seguir para explicar melhor o que é Big Data e como essa tecnologia funciona.
O que é Big Data?
O Big Data é um conceito capaz de reformular estratégias de negócio, produtos e modelos de gestão. Ele é tanto um recurso tecnológico, como um meio de conquistar uma grande vantagem competitiva no mercado.
Esse termo surgiu para descrever o grande volume de dados que uma empresa armazena em sua rotina. Assim, por meio de análises desse “Big Data“, é possível chegar a ideias que podem levar a decisões e estratégias de negócio melhores.
Em relação a esse volume total de dados, o que importa aqui não é a sua quantidade, mas sim sua organização e acessibilidade.
Por meio dessa tecnologia, as empresas podem se organizar e interpretar todo tipo de dado que diz respeito ao seu produto ou serviço. Isso é importante, uma vez que são informações que apenas sistemas inteligentes são capazes de processar.
Sendo assim, o Big Data serve para que a empresa aprimore suas estratégias de gestão. A partir da leitura dos dados, ela pode entender de forma assertiva várias questões do seu negócio, identificando possíveis falhas e tendências futuras para incorporar na empresa.
Mas toda empresa pode utilizar o Big Data?
No passado, o Big Data era um privilégio alcançado apenas pelas grandes corporações. Porém, com a difusão da tecnologia e aprimoramento dos sistemas de coleta e análise de dados, esse recurso tem se tornado acessível para pequenas e médias empresas também.
É lógico que, quanto mais digitalizado for o negócio, mais dados ele terá à disposição no Big Data. Para aumentar esse número de dados, é necessário a modernização da empresa e também dos seus produtos.
Como funciona o Big Data?
Basicamente, podemos dividir o funcionamento do Big Data em três principais pilares: Integração. Gerenciamento e Análise.
Integração
Uma estratégia de Big Data deve sempre guiar uma determinada empresa para o sucesso, tudo isso em meio a uma abundância de dados. Ao desenvolver essa estratégia, é importante considerar as metas do negócio e as tecnologias existentes nele.
Isso exige que o tratamento do Big Data seja totalmente integrado no planejamento estratégico da empresa. E, para isso ser possível, é preciso conhecer as fontes de dados da empresa.
Quais dispositivos inteligentes são utilizados pelos sistemas de TI da organização? Quais plataformas ou serviços são usadas para a gestão do negócio? Que mídias sociais são usadas ou podem ser usadas para o marketing da empresa? Essas e outras perguntas são essenciais para integrar o Big Data no planejamento do negócio.
Gerenciamento
Os computadores de hoje já oferecem a velocidade, a capacidade e a flexibilidade necessárias para acessar rapidamente grandes quantidades e tipos de informações.
Porém, junto com esse acesso, as empresas também precisam de métodos para gerenciar esses dados, garantindo a qualidade dos dados, armazenando eles e preparando-os para análise.
E são justamente os sistemas de gestão que podem fazer isso. Por meio deles, é possível centralizar os dados do negócio.
O tipo do armazenamento a ser utilizado na empresa depende das condições e objetivos de cada uma. Uma tendência entre as organizações atuais são as soluções em nuvem, seja por serem mais econômicas ou por sua escalabilidade.
Análise
A análise do Big Data é como as empresas obtêm percepção dos dados que possuem. A partir desse ponto, cabe à organização tomar decisões inteligentes.
Aqui, entra a importância de contar com um conjunto adequado de soluções que consigam promover a organização do Big Data e processar o volume de informações nele.
Afinal, dados confiáveis e bem gerenciados levam a análises e tomadas de decisões mais confiáveis. Os benefícios de ser orientado por dados são mais do que evidentes. As organizações que se orientam por eles tendem a ter melhor desempenho e maior lucro, além de serem operacionalmente mais previsíveis.