Como implementar o Big Data em pequenas e médias empresas?

Atualmente, o Big Data tem se tornado um dos principais pilares das operações empresariais modernas, dada a sua grande capacidade de guiar e embasar análises estratégicas para as mais diversas finalidades.

Porém, há ainda muita dúvida sobre como empresas médias e pequenas podem aplicar esse conceito na prática. Afinal, antigamente o Big Data era um privilégio apenas das grandes corporações.

Entretanto, com a difusão da tecnologia, hoje em dia o porte do negócio não importa tanto como antes. Isso se deve por conta da grande virtualização e globalização das atividades do mundo corporativo. Ou seja, os consumidores expõem suas necessidades e desejos mais facilmente na internet.

Por conta de sua crescente acessibilidade e utilidade para empresas de diversos tamanhos, juntamos a seguir um material explicando algumas dicas interessantes de como uma empresa de médio porte pode aplicar o Big Data no seu cotidiano.

Se você ainda não sabe o que é Big Data, nós já explicamos esse conceito com mais detalhes em um post anterior. Basta clicar aqui para conferi-lo.

Dicas para utilizar o Big Data na minha empresa?

  • Tenha um objetivo em mente

Primeiramente, o uso do Big Data em pequenas e médias empresas deve sempre partir de um objetivo concreto. Afinal, aonde você quer chegar com a análise de dados? Responder essa pergunta é essencial para o desenvolvimento do seu negócio.

Um exemplo: se seu objetivo for investir na experiência do seu produto ou serviço ao usuário, é importante filtrar os dados que são gerados nas redes sociais, desde comentários e fotos até avaliações em sites de venda. A partir da análise dessas informações, você consegue determinar ações que podem ser implementadas visando aumentar o engajamento com essas pessoas.

Se seu objetivo for mais focado na fidelidade de seus clientes com o intuito de garantir vendas futuras de quem já te conhece, uma opção interessante é filtrar as informações obtidas em formulários e dados de vendas para elaborar estratégias futuras mais eficazes.

  • Conheça seu cliente

Empresas de grande porte geralmente sabem bem quem são seus clientes, padronizando comportamentos e o perfil de seus compradores.

Isso só foi possível por conta da análise de milhares de compras ao longo do tempo por meio de ferramentas de Big Data. E, no caso de empresas de pequeno porte, essa lógica também pode ser aplicada. Com o Big Data, pequenas empresas podem encontrar padrões de consumo nos seus clientes e converter diretamente essas informações em aumento de vendas.

  • Analise as métricas

Outra forma interessante de aplicar o Big Data é analisar bem as métricas do mundo virtual. Interligar os dados de vendas em plataformas de comércio virtual com campanhas patrocinadas em redes sociais, por exemplo, pode ser de grande ajuda para uma empresa no momento de definir o melhor horário para a programação dos anúncios ou qual tipo de público esses posts devem alcançar.

  • Mantenha-se informado

Assim como quase toda tecnologia do mundo atual, o mercado do Big Data está em constante transformação. Todos os dias podemos nos deparar com a descoberta de novas ferramentas ou formas de analisar os dados gerados por diversos tipos de fontes. Por conta disso, é importante se manter atualizado sobre as novidades do setor e manter a mente aberta para inovar sempre que for necessário. 

  • Não despreze as informações

Há muitas vezes que, ao ver um dado pela primeira vez, ele seja desprezado pelo RH e pela empresa no geral. Afinal, dependendo do produto ou serviço ofertado, saber de uma coisa coisa como o bairro onde o cliente vive, por exemplo, é insignificante. 

Porém, é recomendável não desprezar nenhum tipo de informação gerada em vendas. Isso porque pode ser justamente essa informação que pode fazer a diferença na hora de elaborar uma campanha.

Nossas Sugestões

Recursos Humanos e Capital Humano: qual a relação?
RH ESTRATÉGICO

Recursos Humanos e Capital Humano: qual a relação?

Hoje em dia, as empresas estão avançando cada vez mais por conta da tecnologia. Porém, a grande maioria das companhias já sabem que os negócios não evoluem de uma hora para outra apenas com bons equipamentos. Isso porque nada vai realmente bem sem a força de trabalho humana, ou o famoso Capital Humano, como é chamado atualmente.

Além disso, é evidente que a correta gestão do RH garante que o capital humano da empresa seja bem aproveitado, contribuindo para o sucesso do negócio em questão. Com isso, pode-se dizer que esses dois fatores têm mais relação do que parece.

LER MAIS
Advertência no Trabalho e Suspensão do Trabalho - Qual a diferença?
LEGISLAÇÃO

Advertência no Trabalho e Suspensão do Trabalho – Qual a diferença?

O ambiente de trabalho é pautado por regras de convivência, de conduta e demais normas que têm por objetivo organizar as atividades dentro da empresa. Por isso, é fundamental que os funcionários estejam cientes de todos os seus deveres e obrigações para que assim sejam cautelosos e evitem receber uma punição no trabalho.

A CLT prevê duas maneiras pelas quais o trabalhador pode ser punido dentro da lei: a demissão por justa causa e a suspensão. Já no que se refere a chamada advertência no trabalho, ela não está prevista na CLT. Ainda assim, é comum aplicá-la quando o trabalhador comete uma falta que não é grave o suficiente para justificar a dispensa ou uma suspensão.

LER MAIS
Chat corporativo e suas vantagens
TECNOLOGIA

Chat corporativo e suas vantagens

Por mais que a tecnologia avance, muitas empresas ainda restringem a sua comunicação apenas por e-mail. Mesmo que esse método seja seguro e comum entre as corporações, o e-mail pode atrasar processos e gastar mais tempo do que o necessário para tomadas de decisões importantes.

Por isso, tornou-se cada vez mais comum o uso do Chat Corporativo nas empresas, principalmente no cenário atual em que a maioria das empresas estão adotando o sistema Home Office.

LER MAIS
Liderança Situacional e sua importância
DICAS

Liderança Situacional e sua importância

É inegável que a capacidade de se adaptar a diversos cenários é uma das principais características de bons líderes. Aliás, quando se trata de pessoas, é preciso entender que cada um possui características e personalidades diferentes e isso influencia na forma como devem ser lideradas. Logo, entre diferentes equipes, podem ser necessárias diferentes visões e abordagens por parte do gestor para que o trabalho possa render. É deste contexto que surge o modelo de liderança situacional.

Liderança situacional é um modelo de gestão de equipes que consiste em adaptar a forma de liderar de acordo com a equipe que se encontra e os profissionais que a compõe.

LER MAIS

Inscreva-se

Receba os nossos novos conteúdos em primeira mão gratuitamente

Nossos Parceiros

Sistema de Ponto

Solução Completa de fácil utilização e 100% Dentro da LEI

Como construir um time de RH eficiente?

Sistema de Escola

Controle de Acesso e Financeiro Seguro e Confiável

Sistema de Academia

Controle de Acesso e Treinos de forma Fácil e Prática

Sistema de Estacionamento

Controle de Acesso e Tarifas 100% Automatizada

Sistema de Clubes

Controle de Acesso e Sócios 100% Automatizado

Sistema de Portarias

Controle de Acesso Completo e Integrado a Catracas

Inscreva-se gratuitamente e receba os nossos conteúdos semanais