Atualmente, o Big Data tem se tornado um dos principais pilares das operações empresariais modernas, dada a sua grande capacidade de guiar e embasar análises estratégicas para as mais diversas finalidades.
Porém, há ainda muita dúvida sobre como empresas médias e pequenas podem aplicar esse conceito na prática. Afinal, antigamente o Big Data era um privilégio apenas das grandes corporações.
Entretanto, com a difusão da tecnologia, hoje em dia o porte do negócio não importa tanto como antes. Isso se deve por conta da grande virtualização e globalização das atividades do mundo corporativo. Ou seja, os consumidores expõem suas necessidades e desejos mais facilmente na internet.
Por conta de sua crescente acessibilidade e utilidade para empresas de diversos tamanhos, juntamos a seguir um material explicando algumas dicas interessantes de como uma empresa de médio porte pode aplicar o Big Data no seu cotidiano.
Se você ainda não sabe o que é Big Data, nós já explicamos esse conceito com mais detalhes em um post anterior. Basta clicar aqui para conferi-lo.
Dicas para utilizar o Big Data na minha empresa?
- Tenha um objetivo em mente
Primeiramente, o uso do Big Data em pequenas e médias empresas deve sempre partir de um objetivo concreto. Afinal, aonde você quer chegar com a análise de dados? Responder essa pergunta é essencial para o desenvolvimento do seu negócio.
Um exemplo: se seu objetivo for investir na experiência do seu produto ou serviço ao usuário, é importante filtrar os dados que são gerados nas redes sociais, desde comentários e fotos até avaliações em sites de venda. A partir da análise dessas informações, você consegue determinar ações que podem ser implementadas visando aumentar o engajamento com essas pessoas.
Se seu objetivo for mais focado na fidelidade de seus clientes com o intuito de garantir vendas futuras de quem já te conhece, uma opção interessante é filtrar as informações obtidas em formulários e dados de vendas para elaborar estratégias futuras mais eficazes.
- Conheça seu cliente
Empresas de grande porte geralmente sabem bem quem são seus clientes, padronizando comportamentos e o perfil de seus compradores.
Isso só foi possível por conta da análise de milhares de compras ao longo do tempo por meio de ferramentas de Big Data. E, no caso de empresas de pequeno porte, essa lógica também pode ser aplicada. Com o Big Data, pequenas empresas podem encontrar padrões de consumo nos seus clientes e converter diretamente essas informações em aumento de vendas.
- Analise as métricas
Outra forma interessante de aplicar o Big Data é analisar bem as métricas do mundo virtual. Interligar os dados de vendas em plataformas de comércio virtual com campanhas patrocinadas em redes sociais, por exemplo, pode ser de grande ajuda para uma empresa no momento de definir o melhor horário para a programação dos anúncios ou qual tipo de público esses posts devem alcançar.
- Mantenha-se informado
Assim como quase toda tecnologia do mundo atual, o mercado do Big Data está em constante transformação. Todos os dias podemos nos deparar com a descoberta de novas ferramentas ou formas de analisar os dados gerados por diversos tipos de fontes. Por conta disso, é importante se manter atualizado sobre as novidades do setor e manter a mente aberta para inovar sempre que for necessário.
- Não despreze as informações
Há muitas vezes que, ao ver um dado pela primeira vez, ele seja desprezado pelo RH e pela empresa no geral. Afinal, dependendo do produto ou serviço ofertado, saber de uma coisa coisa como o bairro onde o cliente vive, por exemplo, é insignificante.
Porém, é recomendável não desprezar nenhum tipo de informação gerada em vendas. Isso porque pode ser justamente essa informação que pode fazer a diferença na hora de elaborar uma campanha.