Todas as empresas que se destacam hoje no mercado têm algo em comum: elas medem seu crescimento e projetam sua evolução baseando-se em dados reais do seu negócio. E, para realizar isso, elas normalmente contam com a ajuda de um sistema ERP.
Esse tipo de software tem como principal objetivo melhorar a gestão das empresas, além de fornecer uma visão mais geral da organização.
Além disso, o ERP está em constante evolução. Hoje em dia, existem diversas soluções complementares e recursos de Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT) e Business Inteligence (BI) que oferecem cada vez mais produtividade para os negócios.
Caso queria saber mais sobre esse sistema e quais os benefícios que ele pode trazer para uma organização, acompanhe o material que juntamos a seguir!
O que é um ERP?
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de planejamento de recursos empresariais que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando tarefas diversas, como as atividades de vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, RH, produção e logística. Com ele é possível criar uma base de dados operacional confiável, que facilita o trabalho sincronizado de diferentes departamentos, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos.
Como funciona o ERP?
Na rotina empresarial, uma organização possui um grande fluxo de informações a serem controlados. O ERP, por sua vez, atua centralizando essas informações em uma única plataforma. Com isso, todo o fluxo de dados corporativos fica mais fluido, podendo ser compartilhado com mais facilidade.
Um outro benefício é que unificar essas informações em um sistema pode eliminar a duplicidade de informações, responsável por atrasar o trabalho de diversos profissionais. Gestores que desejam insights mais valiosos sobre o próprio negócio devem ter muito interesse em ter uma ferramenta como essa em mãos.
Veja a seguir alguns exemplos de processos internos das empresas que podem ser integrados a um ERP:
- Financeiro: Ajuda com o controle e fluxo de caixa automatizados.
- Estoque: Integração do controle de estoque
- Fiscal: Emissão de notas fiscais e envio de documentos ao cliente com o preenchimento do setup apenas no cadastro inicial.
- Compras: Auxílio na organização de compras de produtos ou matéria prima de fornecedores, evitando despesas relacionadas a falta ou excesso de estoque.
- Faturamento: Os resultados da empresa passam a ficar atrelados ao sistema, sincronizando entradas e saídas automaticamente.
Principais benefícios de um ERP
- Automatização de processos
- Ganho de tempo
- Redução de erros operacionais
- Redução de custos
- Aumento da produtividade
- Atualização de dados em tempo real
- Melhora na comunicação interna