Atualmente, já é muito comum ouvirmos sobre tecnologia aplicada no ambiente de trabalho e como ela traz diversos benefícios à nossa rotina. Porém, mesmo com essa normalidade, há alguns casos que ainda são difíceis de entender, na prática, como elas funcionam e onde elas podem ser aplicadas.
Um grande exemplo disso é a automação no RH. Esse processo basicamente operacionaliza automaticamente ações manuais e repetitivas, e com o passar dos anos, está ganhando cada vez mais força. Porém, mesmo assim, existem poucas pessoas que entendam onde aplicar a automação de RH no dia a dia.
Pensando nisso, reunimos no post a seguir 5 exemplos práticos de processos do setor de Recursos Humanos que podem ser automatizados com a ajuda da tecnologia. Acompanhe!
5 ideias de automação de processos no RH
Triagem das candidaturas
No recrutamento, uma das etapas que toma mais tempo dos recrutadores é a triagem das candidaturas. Afinal, é nesse processo que os currículos são empilhados e aguardam o momento da análise.
Isso porque a triagem é um processo manual e repetitivo. Afinal, o recrutador deve comparar as informações contidas nos currículos com base nos requisitos da vaga. Ou seja, é necessário olhar cada candidatura para encontrar as informações que definem se o profissional está apto ou não para a vaga.
O resultado disso é que, dependendo do número de candidaturas, o recrutador ficará cada vez mais cansado e menos atento conforme analisa elas. Com isso, o desempenho da triagem de currículos é reduzida consideravelmente por conta da exaustão mental que o processo ocasiona.
É por esse motivo que a automação da triagem de candidaturas é um dos principais ganhos que a tecnologia trouxe para o RH. Além de tornar o processo rápido e eficiente, a leitura de currículos também se torna mais exata e confiável.
Análise de perfil comportamental
Quanto mais assertiva for uma contratação, maiores são as chances de melhorar a retenção de talentos e aumentar a performance da equipe. Por isso, é necessário utilizar de todas as ferramentas disponíveis para se ter o máximo de precisão e segurança na hora de selecionar os candidatos.
A análise de perfil comportamental é uma dessas ferramentas. Porém, se ela for feita de maneira manual, pode levar dias para a sua conclusão. Agora, se automatizarmos esse processo, em alguns minutos você terá em suas mãos um perfil com todos os fatores comportamentais determinados.
Com isso, a construção e organização do teste é automatizada de forma simples e prática. Porém, o recrutador ainda é responsável por analisar as informações do perfil e decidir a continuidade do candidato no processo.
Admissão de colaboradores
Outro processo interessante de se automatizar é a admissão de talentos. Afinal, nessa etapa, é necessário compilar as compilações de cada pessoa contratada para o cadastro ser realizado. Porém, o prazo para a admissão muitas vezes é muito pequeno, além de que as documentações podem vir incompletas ou ilegíveis.
Ao se automatizar esse processo, é possível centralizar a requisição e o recebimento de documentos em uma única plataforma, além de você poder contar com a tecnologia para a conferência dos dados.
Pesquisa de cultura organizacional
É muito importante que uma pesquisa de clima organizacional seja feita de maneira periódica na empresa para o melhor entendimento do ambiente de trabalho. Esse processo envolve várias etapas, e entre elas está a estruturação das perguntas, a coleta das respostas e a análise dos dados.
Contudo, para extrair conhecimento e direcionar ações a partir da pesquisa, é essencial que a atenção e o tempo sejam direcionados para a análise de dados. Para isso, o ideal é que as etapas de estruturação e coleta ocupem o mínimo de tempo possível.
Por isso a importância de se automatizar esse processo. Com isso, o tempo do processo de pesquisa do clima organizacional é reduzido, principalmente as etapas de criação das perguntas e de coleta das respostas. Dependendo do software utilizado, ele pode ser capaz de sugerir perguntas prévias, fazer lançamentos em massa e organizar a análise de dados para você.
Folha de pagamento
Geralmente, o processo de pagamento é um processo sensível e que demanda muita atenção. Aliás, qualquer pequeno erro pode acarretar diversos problemas. Some isto ao processo de realizar cálculos e organizar planilhas de forma manual, e você tem como resultado uma grande chance de tudo dar errado.
Porém, é possível automatizar tudo isso. Hoje em dia, já existem diversas plataformas que automatizam o pagamento de obrigações financeiras. O software calcula até as taxas, descontos e afins de forma automática, além de agendar pagamentos.
Dessa maneira, a margem para erros acontecerem diminui significativamente, além do tempo perdido se dedicando a esses processos.