Principais tipos de escala de trabalho

Uma escala de trabalho pode ser definida como a distribuição das horas trabalhadas por um profissional pelos dias da semana, assim como a determinação das folgas dos profissionais.

Existem vários tipos de escala de trabalho que podem ser adotados e que estão dentro das regulamentações da CLT. Cada modelo serve para atender efetivamente às necessidades da vaga e das atividades da empresa.

É importante lembrar que a jornada de trabalho do colaborador deve seguir regras específicas. Aliás, a empresa não pode criar escalas de trabalho de acordo com seus interesses, devendo respeitar a legislação trabalhista. Assim, diversos fatores devem ser considerados.

Porém, as organizações tem a liberdade de definir qual das escalas legalizadas pela CLT faz mais sentido para uma vaga e aplicá-la. Por isso, citaremos a seguir as principais modalidades de escala de trabalho que podem ser adotado pelas empresas.

Principais tipos de escala de trabalho adotados pelas empresas

Modelo 5×2

Essa escala de trabalho 5×2 é uma das mais comuns de todas. Basicamente, nesse modelo a cada cinco dias trabalhados, o colaborador tem dois dias de folga, seja consecutivos ou não. Um exemplo é o colaborador que trabalha de segunda à sexta e tem folga de sábado e domingo. Nessa jornada, a diária geralmente dura 8 horas.

Modelo 5×1

Neste modelo de escala, o profissional terá direito à uma folga a cada 5 dias trabalhados. Geralmente, a diária é de 7 horas de trabalho. É bastante usado por empresas que precisam funcionar todos os dias.

Modelo 4×2

No modelo 4×2, o funcionário trabalha por 4 dias consecutivos, em turnos de 11 horas e tem 2 dias de folga. Por trabalhar 11 horas diárias, ele receberá o pagamento das horas extras por isso. Normalmente é muito usado em vagas que exigem que a diária seja mais longa.

Modelo 6×1

Em vagas 6×1, a cada seis dias trabalhados, o funcionário recebe uma folga. Além disso, é importante lembrar que as diárias podem variar, mas geralmente são mais curtas. Essa é uma boa opção de escala para empresas que precisam adotar um revezamento, como em casos em que as folgas da equipe precisam ser alternadas porque as atividades da empresa não podem parar.

Modelo 12×36

Nesse formato, o profissional trabalha por 12 horas e folga 36 horas. Trata-se de uma escala também muito utilizada em atividades que não podem ser interrompidas, como em indústrias.

Modelo 18×36

No modelo 18×36, o colaborador trabalha por 18 horas e descansa por 36 horas. Também se trata de uma opção adotada por empresas que precisam ter longos turnos de trabalho.

Modelo 24×48

Em alguns cargos, como os de policiais ou de cobradores de pedágio, é exigido esse tipo de escala, em que o profissional trabalha por 24 horas e descansa 48 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Sugestões

Big Data: o que é e como funciona?
TECNOLOGIA

Big Data: o que é e como funciona?

Um dos principais desejos de todo empreendedor é ter uma ferramenta que conseguisse prever os comportamentos dos consumidores. Isso porque, com uma tecnologia dessas, seria possível tomar decisões muito mais assertivas para a melhoria dos resultados da empresa.

E é justamente isso que o Big Data proporciona. Esse conceito relativamente novo tem se tornado tendência para o mercado do futuro. Afinal, com uma tecnologia revolucionária como essa, o impacto no mundo dos negócios será colossal.

LER MAIS
Funcionários terceirizados: por que contratar um?
RH ESTRATÉGICO

Funcionários terceirizados: por que contratar um?

A terceirização é o processo em que uma empresa contrata um funcionário ou mais de outra empresa para realizar determinados serviços para ela. Dessa forma, as empresas conseguem reduzir custos trabalhistas, além de permitir que elas consigam realizar serviços que vão além do seu setor econômico.

O assunto em si é muito polêmico, pois há muitas opiniões à favor e contrárias a essa prática. Alguns argumentam que a terceirização proporciona maior flexibilidade às empresas. Já outros argumentam que a terceirização diminui os direitos trabalhistas dos profissionais que atuam nesse sistema de trabalho.

LER MAIS
Marketing pessoal: Como ter uma boa imagem no trabalho?
DICAS

Marketing pessoal: Como ter uma boa imagem no trabalho?

Marketing Pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias que visam aumentar sua visibilidade no trabalho, ajudando você a ser mais notado pelas pessoas e facilitando a busca pelos seus objetivos. É o famoso “saber se vender”.

Esse conceito relativamente novo nasceu da necessidade de o profissional se enxergar também como um tipo de mercadoria. Isso porque é necessário se valorizar, reinventar e evoluir para não perder espaço para a concorrência.

Porém, destacar-se dentre a multidão é uma tarefa muito desafiadora, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Afinal, para construir uma identidade no trabalho, é preciso não só aumentar sua visibilidade na empresa, mas também no seu segmento de atuação e entre seus contatos.

LER MAIS
Benefícios da cultura organizacional
DICAS

Benefícios da cultura organizacional

Existem diversas empresas dos mais diferentes segmentos em uma cidade. Elas podem ser concorrentes, oferecer o mesmo produto ou prestar o mesmo serviço, mas cada uma tem suas características próprias. Você sabe o porquê disso?

Porque o que torna cada empresa única são os princípios, propósitos e valores que ela criar e adotar. E é a combinação de todas essas ideologias que nós chamamos de cultura organizacional de uma empresa.

LER MAIS

Inscreva-se

Receba os nossos novos conteúdos em primeira mão gratuitamente

Nossos Parceiros

Sistema de Ponto

Solução Completa de fácil utilização e 100% Dentro da LEI

Como construir um time de RH eficiente?

Sistema de Escola

Controle de Acesso e Financeiro Seguro e Confiável

Sistema de Academia

Controle de Acesso e Treinos de forma Fácil e Prática

Sistema de Estacionamento

Controle de Acesso e Tarifas 100% Automatizada

Sistema de Clubes

Controle de Acesso e Sócios 100% Automatizado

Sistema de Portarias

Controle de Acesso Completo e Integrado a Catracas

Inscreva-se gratuitamente e receba os nossos conteúdos semanais