Benefícios do registro de ponto eletrônico

Existem vários benefícios em se adotar o ponto eletrônico em um negócio. Ele pode te auxiliar, por exemplo, na melhoria da produtividade e contribuir na modernização do seu negócio, além de garantir mais transparência nas relações de trabalho entre os funcionários. É por isso que cada vez mais as empresas têm investido neste sistema.

Atualmente, já existem modelos bastante modernos, com alguns possuindo até armazenamento de dados em nuvem e trabalhando com tecnologia IoT (Internet das Coisas). Desse modo, a gestão da jornada de trabalho pode ser feita de uma forma mais eficiente e ágil.

Sabendo da importância desse sistema, iremos listar aqui alguns dos principais benefícios trazidos pela utilização do registro de ponto eletrônico.

Principais benefícios do registro de ponto eletrônico

  • Transparência no trabalho

A transparência no trabalho possui como pilar uma boa comunicação entre os membros de determinado time. Com isso, as informações da empresa são tratadas de uma forma mais livre, fazendo com que ambos colaboradores e gestores saem ganhando com este conceito.

O ponto eletrônico é interessante neste cenário, sendo uma boa maneira de aumentar a transparência entre os profissionais da empresa e a área de RH. Aliás, quando os colaboradores sabem das informações sobre seus horários, faltas e justificativas, eles passam a atuar de maneira mais produtiva. Além disso, os processos trabalhistas diminuem e o engajamento aumenta.

  • Redução de custos

Existem diversos custos que podem fazer parte de uma organização sem que os gestores percebam. Basicamente, são valores que não são facilmente perceptíveis e por conta disso, precisam de análises minuciosas para serem encontrados. O registro de ponto dos colaboradores, por exemplo, é capaz de evitar alguns destes gastos.

Dentre alguns custos que podem passar despercebido em uma empresa sem um ponto eletrônico, o que se destaca é a perda de dinheiro com férias ou horas extras dadas de forma indevida aos colaboradores.

  • Produtividade

É vital que os gestores consigam avaliar constantemente qual é o tempo empenhado em cada função. Com isso, eles podem descobrir se a atividade está fluindo bem ou precisa ser ajustada.

Quando as ações demoram muito para sair do papel e não trazem os resultados esperados, elas podem representar grandes prejuízos para o negócio.

E é nesse cenário que o ponto eletrônico entra, garantindo o tratamento de informações e o fornecimento de relatórios em tempo real. Dessa maneira, os gestores conseguem avaliar com clareza se a produtividade está boa ou não. Aliás, um sistema de gestão de pessoas possibilita agilidade nas ações e proatividade dentro da empresa.

Além disso, como é percebido, o próprio RH passa a ter um novo papel nas empresas, deixando de ser responsável somente pelas contratações e demissões de profissionais. Portanto, o ponto eletrônico é essencial para auxiliar na produtividade.

  • Modernização digital

Empresas que adotaram tecnologias de ponta e possuem equipes preparadas para fazer o uso destes sistemas perceberam a importância desse conceito.

Entretanto, não é tão fácil simplesmente se modernizar, já que cultura organizacional da empresa também precisa passar por ajustes. Aliás, não dá para adicionar novos itens e manter o comportamento como antes.

Atingir um alto nível de modernização passa a ser mais fácil quando existe uma gestão de ponto eficaz. Hoje em dia, existem diversos sistemas que garantem batidas precisas, transformando os dados marcados em relatórios completos. Por outro lado, empresas que não se importam com isso acabam tendo que fazer as avaliações manualmente, o que deixa o negócio com altos riscos de problemas em função da falta de segurança no processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Sugestões

E-learning: O que é e quais são seus objetivos?
RH ESTRATÉGICO

E-learning: O que é e quais são seus objetivos?

Investir em programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários é uma ótima forma de aumentar o desempenho de uma empresa, além de contribuir para a motivação de todos na empresa.

Foi pensando nisso que surgiu o E-Learning corporativo, um novo modelo de treinamento que vem crescendo junto com os avanços tecnológicos do mundo contemporâneo.

LER MAIS
Recursos Humanos e Capital Humano: qual a relação?
RH ESTRATÉGICO

Recursos Humanos e Capital Humano: qual a relação?

Hoje em dia, as empresas estão avançando cada vez mais por conta da tecnologia. Porém, a grande maioria das companhias já sabem que os negócios não evoluem de uma hora para outra apenas com bons equipamentos. Isso porque nada vai realmente bem sem a força de trabalho humana, ou o famoso Capital Humano, como é chamado atualmente.

Além disso, é evidente que a correta gestão do RH garante que o capital humano da empresa seja bem aproveitado, contribuindo para o sucesso do negócio em questão. Com isso, pode-se dizer que esses dois fatores têm mais relação do que parece.

LER MAIS
Como falar suas qualidades e defeitos em uma entrevista de emprego?
DICAS

Como falar suas qualidades e defeitos em uma entrevista de emprego?

Durante uma entrevista de emprego, é comum que o entrevistador pergunte quais são seus pontos positivos e negativos. Ter uma boa resposta preparada é fundamental para entregar o que o entrevistador quer saber sem eliminar suas chances de ser o escolhido para a vaga.

É lógico que cada empresa tem o seu critério de avaliação e cada cargo exige diferentes habilidades. Afinal, uma pessoa extrovertida pode ser mais adequada para determinada vaga e uma pessoa introvertida mais adequada para outra. Porém, sempre existem pontos negativos que podem pesar bastante na decisão do recrutador.

LER MAIS
Qual a diferença entre um estagiário e um trainee?
DICAS

Qual a diferença entre um estagiário e um trainee?

Na maioria das vezes, os estudantes de graduação não conseguem ingressar diretamente no mercado de trabalho. Antes disso, é necessário que eles adquirem um certo nível de afinidade com suas rotinas profissionais, colocando em prática os conhecimentos técnicos e teóricos do curso e desenvolvendo habilidades comportamentais, como a pontualidade e a capacidade de trabalhar em equipe.

É justamente por conta disso que existem os estágios e os programas de trainee. Porém, por mais que os dois sejam programas voltados para o aprendizado e a experiência profissional de jovens estudantes e recém-formados, cada um tem suas características bem definidas.

LER MAIS

Inscreva-se

Receba os nossos novos conteúdos em primeira mão gratuitamente

Nossos Parceiros

Sistema de Ponto

Solução Completa de fácil utilização e 100% Dentro da LEI

Como construir um time de RH eficiente?

Sistema de Escola

Controle de Acesso e Financeiro Seguro e Confiável

Sistema de Academia

Controle de Acesso e Treinos de forma Fácil e Prática

Sistema de Estacionamento

Controle de Acesso e Tarifas 100% Automatizada

Sistema de Clubes

Controle de Acesso e Sócios 100% Automatizado

Sistema de Portarias

Controle de Acesso Completo e Integrado a Catracas

Inscreva-se gratuitamente e receba os nossos conteúdos semanais