Principais tipos de eventos corporativos

Os eventos corporativos têm se tornado uma estratégia cada vez mais presente no mundo dos negócios. Eles ajudam a expandir o conhecimento dos profissionais e promove o crescimento da empresa, além de informar sobre as novidades e tendências do mercado.

Existem diversos tipos de eventos, cada um variando de acordo com as necessidades e expectativas das empresas em diferentes situações. No entanto, muitos profissionais não sabem a diferença entre esses tipos de eventos e acabam usando-os de forma errada.

Por conta disso, para ajudá-lo a entender melhor, iremos listar alguns dos principais tipos de evento que as empresas organizam hoje em dia e quais as particularidades de cada uma.

Principais eventos corporativos da atualidade

  • Palestra

A palestra é basicamente uma apresentação oral que busca introduzir novidades e outros conteúdos importantes sobre determinado tema ou sobre o mercado em que a empresa está inserida.

Esse tipo de evento geralmente possui uma duração curta, variando entre mais ou menos 1 hora, e normalmente dá a oportunidade dos participantes fazerem perguntas ao final da apresentação.

O palestrante pode ser tanto alguém da própria empresa como algum convidado de outra organização, desde que tenha experiência e conhecimento no tema a ser desenvolvido.

As palestras costumam ser bastante informativas e bem objetivas, não entrando em tantos detalhes. É comum a utilização de vídeos e apresentações de slides para ilustrarem e resumirem o conteúdo abordado em poucos tópicos.

  • Curso

Em cursos, os conteúdos são abordados de forma mais detalhada do que a palestra, com o objetivo de treinar, capacitar e ensinar os participantes sobre um determinado assunto.

Normalmente, cursos possuem longa duração, durando dias, semanas ou até meses, dependendo do curso. Além disso, eles apresentam um conteúdo mais programado, com uma divisão dos itens que serão abordados.

Os cursos são geralmente comandados por profissionais que tenham foco em ensinar e transmitir os seus conhecimentos a quem não entende do assunto ou para quem busca se aperfeiçoar no tópico abordado.

  • Workshop

Os workshops são um tipo de treinamento que aborda conteúdos de forma objetiva, prática e interativa, contando bastante com a participação do público por meio de comentários, perguntas e atividades práticas.

Ao contrário das palestras e da maioria dos cursos, o workshop demanda uma postura mais ativa por parte de quem participa dele.

Basicamente, os workshops podem ser resumidos em 3 partes.

Primeiro, há a exposição do tema, onde o instrutor apresenta o assunto que será abordado e compartilha já algumas ideias iniciais.

Em seguida, vem a discussão entre os participantes, que divididos em grupos, conversam e apresentam soluções para os problemas explicados anteriormente.

Por fim, chega a conclusão, onde as equipes analisam todas as soluções apresentadas pelos outros e debatem sua viabilidade.

É bom lembrar que os workshops trabalham na discussão de temas bem específicos e que demandam soluções mais práticas, pautadas no dia a dia da empresa. O intuito deles é exercitar a criatividade e o pensamento crítico dos colaboradores, além de desenvolver o trabalho em equipe e agilidade dos participantes.

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