Por que a Black Friday não dá certo no Brasil?

Você sabe o que é a Black Friday? A de verdade eu digo.

Black Friday é considerada a última sexta-feira de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças, quando grandes lojas de departamento promovem uma liquidação para desovar mercadorias e incentivar o consumo antes do Natal.

O feriado norte-americano é tradicionalmente um momento de reunião familiar e o comércio aproveitou esse momento para alavancar as vendas e possibilitar a renovação do estoque.

Durante esse dia, pessoas fazem filas nas portas das lojas desde cedo, e ao se abrirem as lojas, é literalmente uma correria desesperada para todos os lados, com vários clientes brigando por até o último dos produtos. Afinal, os descontos são astronômicos, tanto que há pessoas que guardam dinheiro para aproveitar esses descontos meses antes do dia oficial.

Mas isso é nos Estados Unidos.

No Brasil…

No Brasil, a Black Friday começou em 2010 e, como é esperado, a coisa ficou bem diferente. Preços inflados e depois descontados, fretes mais caros do que os próprios produtos, descontos duvidosos e outros vários problemas surgiram antes que pudéssemos perceber.

Com isso, vamos analisar melhor os problemas da Black Friday brasileira e por que ela não funciona no Brasil.

Principais motivos que mostram que a Black Friday no Brasil não funciona

Preços inflados e depois descontados

O famoso “Tudo pela metade do dobro”.

Algo bem comum entre várias lojas: Jogar o preço de algo nas alturas para, quando começar a Black Friday, abaixar para o preço de antes e dizer que é uma “promoção Black Friday”. Chega a ser ridículo, pois muitas vezes os preços sem Black Friday são menores.

Nesse caso, é muito mais aceitável a loja simplesmente dizer que não irá fazer uma Black Friday do que mentir para seus clientes.

Desconto no produto mas aumento no frete

Novamente, uma forma dos vendedores espertinhos de tentar enganar seus clientes.

Aposto que eles imaginam que os compradores vão pensar: “Bom, pelo menos o produto é mais barato”. E o pior é que muitas vezes dá certo.

Cadê o desconto?

Outra tentativa de explorar o conformismo do brasileiro diante da Black Friday.

Aposto que você já achou um pop-up de algo que desejava comprar, achou o preço incrível, clicou… mas o preço anunciado no site era diferente.

Além desse problema ser irritante, várias vezes essa diferença é bem grande, o que pode acabar enganando os consumidores mais compulsivos e dando muita dor de cabeça para os que estão tentando achar uma promoção boa.

Promoções “normais” se comparado ao que é a Black Friday

Durante todo o mês de novembro, já começamos ver em diversas lojas e comércios as “promoções” Black Friday.

Lojas que “estendem” o período da Black Friday. Os famosos Black November, Esquenta Black Friday, Pós Black Friday… Como são generosas essas lojas, né?

Porém, o que eles fazem é só criar promoções “normais” (e em “normais”, queremos dizer em promoções que podem ser vistas em qualquer época do ano) e falar que são “Promoções Black Friday”.

Em primeiro lugar, se você consegue manter uma promoção Black Friday por mais de um dia, então ela não é uma promoção Black Friday. Ou você acha que os americanos são ingênuos e nunca pensaram em aumentar o tempo das promoções para terem mais lucro? Pois é esse o ponto: se a promoção ficar por mais de um dia, o prejuízo é gigantesco, pois as promoções são gigantescas.

Se considerarmos o que é a Black Friday nos EUA, como já foi dito, é um dia em que diversas pessoas esperam na porta das lojas desde cedo para brigar pelos últimos dos produtos. Por quê? Porque eles vão acabar, pode ter certeza. Afinal, a promoção é astronômica de fato.

Sites fora do ar

Um problema mais relacionado a falta de preparação das lojas. Algumas lojas chegam até a se orgulhar disso, mas não há motivo de orgulho nenhum.

Quem nunca abriu um site e ele dizia algo como: “Ops, parece que o site está muito cheio! Mas não se preocupe, você já está na fila, aguarde! ;)”

Anunciam por mais de um mês que vão fazer descontos incríveis, anunciam em tudo que é lugar e conseguem fazer as pessoas se animarem com isso. Porém, mesmo assim, o site fica fora do ar no dia da promoção.

Às vezes parece até que nem eles achavam que o pessoal ia acreditar…

Por fim…

A ideia aqui é que a Black Friday no Brasil não funciona. Na verdade, tenho até minhas dúvidas se ela existe de fato. Até porque nos EUA ela acontece após o feriado de Ação de Graças, que nem existe aqui.

No Brasil, a Black Friday é apenas mais uma sexta-feira qualquer. Nem há motivo para a escolha da data, afinal, as lojas já estragaram de vez com o significado dela.

É apenas mais um caso de uma cópia brasileira mal feita de um evento que acontece em outros países. Nada mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Sugestões

Novas tecnologias de RH para se adotar em um negócio
TECNOLOGIA

Novas tecnologias de RH para se adotar em um negócio

Quando se pensa em RH, você ainda pensa naquela imagem de um departamento burocrático e cheio de rotinas repetitivas? Pois esqueça disso, pois o RH está em plena transformação digital e assumindo um papel extremamente estratégico nas empresas.

É lógico que, em alguns lugares do mundo, essas mudanças ainda estão tomando forma em um ritmo mais lento. Porém, isso não impede uma empresa de acelerar essa transformação ao investir em tecnologias de ponta que tornem o setor de RH mais estratégico e prático, beneficiando assim sua produtividade.

LER MAIS
Dicas de como diminuir o Turnover da empresa
DICAS

Dicas de como diminuir o Turnover da empresa

No Departamento Pessoal, a palavra “Turnover” está relacionada com a rotatividade dos funcionários de uma empresa. Por conseguinte, a rotatividade acontece quando um colaborador é desligado da empresa e outro profissional entra em seu lugar para substituir o anterior.

A saída do colaborador não precisa necessariamente se dar por um pedido de demissão, mas também por aposentadoria, demissão com ou sem justa causa, remanejamento do funcionário dentro da empresa, entre outras formas de desligamento do cargo que o trabalhador ocupava antes.

LER MAIS
Workflow: o que é e seus benefícios
RH ESTRATÉGICO

Workflow: o que é e seus benefícios

Toda empresa criada almeja o sucesso. O fato é que ele não acontece do dia para a noite, sendo exigido também uma boa gestão empresarial. Pensando nisso, o Workflow se torna um grande aliado.

Workflow é um termo em inglês que significa “fluxo de trabalho”, ou seja, o modo como os processos são realizados em uma empresa, desde a rotina administrativa até o pós-venda. O mapeamento desses processos é essencial para o sucesso de uma organização, pois garante que o trabalho seja realizado com fluidez e com poucas interrupções.

LER MAIS
Como criar uma equipe de alta performance?
RH ESTRATÉGICO

Como criar uma equipe de alta performance?

Quando se fala em equipe de alta performance, refere-se aquela equipe formada por profissionais com elevados níveis de competência e engajamento para com suas atividades e obrigações dentro da empresa. Focados em uma mesma finalidade, os membros desse time usam suas habilidades para se auxiliarem e se complementarem, buscando sempre melhores resultados.

LER MAIS

Inscreva-se

Receba os nossos novos conteúdos em primeira mão gratuitamente

Nossos Parceiros

Sistema de Ponto

Solução Completa de fácil utilização e 100% Dentro da LEI

Como construir um time de RH eficiente?

Sistema de Escola

Controle de Acesso e Financeiro Seguro e Confiável

Sistema de Academia

Controle de Acesso e Treinos de forma Fácil e Prática

Sistema de Estacionamento

Controle de Acesso e Tarifas 100% Automatizada

Sistema de Clubes

Controle de Acesso e Sócios 100% Automatizado

Sistema de Portarias

Controle de Acesso Completo e Integrado a Catracas

Inscreva-se gratuitamente e receba os nossos conteúdos semanais