Como causar uma boa impressão no trabalho?

Atualmente, a expressão “a primeira impressão é a que fica” já se tornou um ditado popular bem conhecido por todos, sendo inclusive muito questionado sobre sua veracidade. Porém, há vários estudos que corroboram essa ideia.

Ao que parece, o primeiro contato impulsiona um julgamento inicial que influencia fortemente a opinião que os outros vão ter de você. 

Por conta disso, se preparar para passar uma imagem positiva ao iniciar em um novo emprego é muito importante. Ela não só te ajudará a se adaptar ao ambiente, como também às pessoas com as quais terá conviver boa parte do dia.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a criar uma boa primeira impressão no trabalho.

Dicas para causar uma boa impressão no trabalho

Antes de começar, é preciso deixar claro que causar uma boa impressão é diferente de querer agradar a todos. As pessoas são diferentes, é mais do que natural que uns se simpatizem mais com você do que outros.

Por isso, tenha sempre em mente que haverá vezes que as pessoas não vão retribuir a dedicação e atenção que você dá a elas.

  • Aja naturalmente

Não finja ser quem você não é para agradar os outros. Além de você não conseguir sustentar duas personalidades por muito tempo, essa atitude não é saudável ao criar-se uma relação.

Por isso, demonstre sua real personalidade. Isso pode te ajudar na busca por crescimento e facilitará na construção de relações mais sólidas.

  • Tire dúvidas que estão em sua mente

Uma forma de causar uma boa primeira impressão no trabalho é fazer mais perguntas. Pergunte e procure ficar próximo de colaboradores e colegas que possam ajudar com o seu crescimento profissional. Demonstre prontidão e interesse em aprender com eles.

Porém, tenha cuidado para não ser inconveniente. Use sempre o bom senso para identificar bem que hora é uma boa hora de perguntar alguma coisa.

  • Tenha pontualidade

Ter pontualidade é uma forma de demonstrar respeito pelas outras pessoas. No trabalho, por exemplo, chegar no horário estabelecido demonstra que você é um profissional sério e que cumpre com suas obrigações. Por isso, organize bem a sua rotina de forma que atenda os compromissos da empresa pontualmente.

  • Tenha uma comunicação clara

Comunicar-se com clareza no trabalho com os outros a sua volta é extremamente importante. Dar informações ao seu chefe sobre o que está fazendo ou trocar informações com os colegas são alguns bons exemplos de como conectar-se com os outros.

Além disso, vale lembrar que, quando falamos em comunicação, nos referimos não só a fala como também ao ato de saber ouvir os outros. Por isso, ouvir as pessoas com mais atenção, de forma que consiga verdadeiramente compreendê-las, é uma ótima forma de deixar a comunicação mais transparente e efetiva.

  • Tenha iniciativa

Ter iniciativa é a competência que faz com que as pessoas percebam oportunidades de agir sem esperar que alguém peça para que façam alguma coisa.

Com isso, assim que se sentir familiarizado com o ambiente de trabalho, comece a perceber chances de agir e resolver pequenas coisas por conta própria. Mas lembre-se de tomar cuidado para não passar o limite do bom senso e  começar a deixar os outros para trás.

  • Seja humilde e aprenda com os outros

Por fim, lembre-se que mesmo que você seja experiente e que tenha um excelente currículo, tente demonstrar humildade para aprender com os seus colegas de trabalho. Afinal, você pode ter um bom conhecimento da área com a qual trabalha, mas eles têm mais experiência com aquela determinada empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Sugestões

Principais tipos de escala de trabalho
TECNOLOGIA

Principais tipos de escala de trabalho

Uma escala de trabalho pode ser definida como a distribuição das horas trabalhadas por um profissional pelos dias da semana, assim como a determinação das folgas dos profissionais.

Existem vários tipos de escala de trabalho que podem ser adotados e que estão dentro das regulamentações da CLT. Cada modelo serve para atender efetivamente às necessidades da vaga e das atividades da empresa.

LER MAIS
Liderança Situacional e sua importância
DICAS

Liderança Situacional e sua importância

É inegável que a capacidade de se adaptar a diversos cenários é uma das principais características de bons líderes. Aliás, quando se trata de pessoas, é preciso entender que cada um possui características e personalidades diferentes e isso influencia na forma como devem ser lideradas. Logo, entre diferentes equipes, podem ser necessárias diferentes visões e abordagens por parte do gestor para que o trabalho possa render. É deste contexto que surge o modelo de liderança situacional.

Liderança situacional é um modelo de gestão de equipes que consiste em adaptar a forma de liderar de acordo com a equipe que se encontra e os profissionais que a compõe.

LER MAIS
Qual a diferença entre recrutamento e seleção?
RH ESTRATÉGICO

Qual a diferença entre recrutamento e seleção?

Os processos de recrutamento e de seleção são algumas das tarefas mais importantes que o RH deve dar atenção. Afinal, ambos são considerados fundamentos cruciais para que a empresa atinja bons resultados.

Por mais que esses processos sejam usados em conjunto e muitas vezes até como sinônimos, o recrutamento e a seleção são termos com significados diferentes e características próprias.

É lógico que, para a maior produtividade da empresa, essas duas atividades devem ser aplicadas juntas. Porém, é de extrema importância saber diferenciar elas.

LER MAIS
Dicas para melhorar a gestão do tempo no trabalho
DICAS

Dicas para melhorar a gestão do tempo no trabalho

Sendo um termo bastante associado à produtividade, a gestão do tempo é prioridade no meio corporativo. Basicamente, gerenciar o tempo no trabalho é o processo de planejar e organizar a o tempo entre as atividades específicas que se precisa executar durante um curto ou longo período.

Quando bem realizada, essa administração possibilita uma maior produção em menos tempo, mesmo quando o prazo é pouco ou quando se trabalha sob pressão. Entre os benefícios de gerir o tempo com inteligência, estão como exemplos a diminuição do estresse, o aumento da produtividade, aumento do tempo livre, melhoria na reputação da empresa, entre outros.

LER MAIS

Inscreva-se

Receba os nossos novos conteúdos em primeira mão gratuitamente

Nossos Parceiros

Sistema de Ponto

Solução Completa de fácil utilização e 100% Dentro da LEI

Como construir um time de RH eficiente?

Sistema de Escola

Controle de Acesso e Financeiro Seguro e Confiável

Sistema de Academia

Controle de Acesso e Treinos de forma Fácil e Prática

Sistema de Estacionamento

Controle de Acesso e Tarifas 100% Automatizada

Sistema de Clubes

Controle de Acesso e Sócios 100% Automatizado

Sistema de Portarias

Controle de Acesso Completo e Integrado a Catracas

Inscreva-se gratuitamente e receba os nossos conteúdos semanais