Atualmente, muitas empresas dos mais diversos segmentos tem adotado um modelo de trabalho diferente do usual, em se que une profissionais no formato Home Office com os no formato presencial. Isso só tem se tornado realidade por conta da tecnologia que está cada vez mais moderna e necessária no mundo contemporâneo.
Porém, gerenciar um time híbrido como esse ainda é uma tarefa bem difícil para o setor de RH, pois é necessário mudar a cultura organizacional da empresa por completo. Assim, torna-se necessário bastante tempo não só para organizar essa nova dinâmica, como também para se adaptar a ela.
Por conta dessa dificuldade, separamos aqui algumas boas práticas para você conseguir superar as adversidades de se gerenciar um time híbrido, além de entender melhor o que ele é.
O que é um time híbrido?
Basicamente, um time híbrido é composto por colaboradores que trabalham em dois tipos de regime de trabalho: Presencial e/ou Home Office.
O formato pode variar bastante. Alguns colaboradores podem trabalhar 100% do tempo na empresa, outros podem trabalhar 100% do tempo em trabalho remoto e outros podem até mesmo misturar, trabalhando alguns dias na empresa e outros em casa.
A ideia desse modelo é de dar liberdade para o funcionário da empresa escolher onde eles preferem trabalhar. Com essa flexibilidade, a tendência é que a produtividade aumente.
Como gerenciar um time híbrido de maneira mais fácil?
Confie nos colaboradores
Não seja tão autoritário ao ponto de tentar controlar todos os passos dos seus colaboradores.
Em vez disso, pratique a cultura de resultados. Ou seja, tente ser mais flexível quanto ao trabalho deles e avalie apenas se eles estão entregando os resultados pedidos.
Além disso, faça com que todos eles saibam bem quais são suas responsabilidades. Desse modo, eles conseguirão realizar as atividades requisitadas com um desempenho muito melhor.
Implemente ferramentas e tecnologias modernas
Para se fazer uma gestão mais eficiente do time híbrido, é necessário a implementação de ferramentas e tecnologias que ajudem na produtividade e na comunicação da equipe.
Dentre algumas ferramentas interessantes que podem ser aplicadas na rotina da empresa, pode-se citar as plataformas de videochamada, os chats online, softwares de gestão para organizar e acompanhar todas as atividades dos funcionários e soluções de armazenamento em nuvem para guardar arquivos, documentos e apresentações de forma segura.
Promova conexão social
Por fim, talvez um dos maiores desafios na gestão de um time híbrido é manter as relações sociais entre os colaboradores.
Por isso, para evitar um clima de angústia na empresa em que sentimentos de solidão e rivalidade tomem conta dos funcionários, é interessante que o gestor aplique algumas práticas para manter a sociabilidade do time, como reservar mais tempo ao final das reuniões para conversas mais pessoais entre colaboradores ou criar um grupo em algum aplicativo de mensagens para conversas mais informais.