O que é um Headhunter?

Uma das principais funções do departamento de RH é o recrutamento e seleção de profissionais. Contudo, escolher o perfil adequado em alguns casos não é uma tarefa fácil e necessita de ajuda especializada. Então, contar com o headhunter pode ser uma boa alternativa.

Headhunter (“caçador de cabeças” em tradução livre) é um profissional que desempenha um papel extremamente estratégico dentro de uma organização. Ele é responsável por levar os melhores talentos do mercado para dentro da empresa, além de funcionar como um mediador entre a empresa e o profissional. Pode-se dizer que ele é uma espécie de “caçador de talentos”.

Normalmente, a função de um Headhunter acaba sendo direcionada para vagas e áreas específicas, as quais a empresa identifica urgência de pessoas altamente qualificadas para ocuparem o cargo.

Caso tenha se interessado, continue acompanhando o post para entender melhor quais habilidades são importantes de se observar na contratação de um bom Headhunter e quais vantagens ele pode trazer para uma empresa.

Quais as vantagens em se contratar um Headhunter para uma empresa?

  • Identificação do perfil ideal: Como o Headhunter busca conhecer as necessidades e objetivos da empresa de forma complexa, o entendimento do perfil ideal que deva ocupar determinada vaga será melhorado aos poucos.
  • Encontro de profissionais mais qualificados: Headhunter consegue realizar uma seleção mais rigorosa de talentos, trazendo pessoas realmente capazes de exercer a função requisitada. Dessa forma, as chances do processo ser bem-sucedido se tornam maiores.
  • Alcance maior por meio de recursos apropriados: Por meio da internet e de outras ferramentas, o Headhunter consegue alcançar profissionais que não seriam atingidos por processos de recrutamento comum.

Quais habilidades um bom Headhunter deve ter deve ter?

  • Conhecimento de mercado

Para que um Headhunter consiga avaliar se um profissional é adequado ou não para a empresa, ele precisa entender bem o funcionamento daquele mercado. Isso porque com um bom conhecimento do ramo em que a empresa atua, o Headhunter entende as habilidades e diferenciais que uma pessoa deve possuir para desempenhar determinado cargo.

  • Bom observador e ouvinte

Observar, ouvir e conhecer uma pessoa é essencial para entender qual é o perfil dela. Somente com essa verificação será possível entender as experiências vividas por aquele indivíduo, o momento pela qual ele está passando agora e quais são os objetivos pessoais e profissionais dele para o futuro.

  • Grande capacidade de negociação

Provavelmente a habilidade mais importante que um Headhunter deve ter. Quando já adquirido conhecimento suficiente da empresa, o processo de construção de argumentos se tornará mais fácil, tornando a negociação mais natural para um Headhunter. Com isso, ele conseguirá entender bem os benefícios que um candidato adequado deseja e convencer ele com os artifícios necessários.

  • Networking

É importante que um Headhunter tenha uma grande rede de contatos de profissionais competentes em diversas áreas. Dessa maneira, ele consegue procurar alguém de forma mais rápida para preencher uma vaga em aberto, tornando o processo mais fácil e ágil, além de contribuir para o crescimento da empresa.

  • Capacidade de autoanálise

Por fim mas não menos importante, é fundamental que o Headhunter tenha a capacidade de fazer autocríticas sem dificuldades. Todos erram uma hora ou outra, mas é quem consegue aprender com seus erros é que ganha destaque.

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