Habilidades sociais mais valorizadas no mercado de trabalho atual

No atual cenário de recrutamento, o perfil comportamental ganha destaque maior em relação ao perfil técnico. Isso porque as empresas perceberam que é muito mais fácil ensinar habilidades profissionais técnicas que comportamentais. Essa é uma tendência observada em diferentes áreas do mercado de trabalho.

Hoje em dia, não é só mais um bom perfil técnico que é valorizado. São procurados aqueles profissionais que têm a capacidade de gerenciar sentimentos, entender estratégias e administrar pessoas e situações com empatia, justiça e sabedoria.

Essas habilidades são importantes porque qualificam os colaboradores para futuros desafios, como imprevistos e crises.

Por conta disso, iremos falar aqui neste blog sobre as principais habilidades sociais que o mercado de trabalho tem valorizado ultimamente.

Habilidades sociais mais buscadas no mercado

  • Saber trabalhar em equipe

Profissionais que não conseguem demonstrar essa habilidade têm pouca aceitação entre os gestores. Isso porque trabalhar com outras pessoas significa conseguir chegar a solução de um problema de forma colaborativa.

Para uma equipe ter sucesso, é necessário uma harmonia entre as diferentes habilidades, experiências e pensamentos de todos os integrantes da equipe. Com isso, as reflexões do grupo serão mais ricas e complexas, proporcionando retornos financeiros mais interessantes para a empresa.

  • Ter uma boa comunicação

Por mais que pareça ser algo comum, poucas pessoas conseguem saber se comunicar com qualquer tipo de público de maneira efetiva. Ela é a chave para profissionais técnicos trabalharem de forma integrada ao negócio.

Para ser tornar um bom comunicador, é preciso trabalhar bem dois campos: conteúdo e expressão. Na grande maioria dos casos, o assunto não é um problema, e sim a forma de se expressar. Por isso, é importante o desenvolvimento dessa capacidade, para lidar com as relações no trabalho e evitar inconveniências ou desentendimentos.

  • Ética profissional e honestidade

Não adianta concluir uma atividade com ótimos resultados, se os meios usados para alcançar isso desrespeitam as regras da organização.

Por isso, um profissional que seja verdadeiro e honesto com todas as suas ações e comportamentos dentro da empresa será muito mais respeitado e, por consequência, mais valorizado do que outro que acredita que os fins justificam os meios.

  • Comprometimento

Ir além do seu trabalho, pensar fora da caixa e sair da sua zona de conforto são qualidades muito bem recebidas atualmente. Identificar e superar obstáculos de forma proativa é uma ótima maneira de demonstrar comprometimento com a empresa.

Além disso, o comprometimento proporciona um sentimento de pertencimento ao colaborador, o que é muito importante para o crescimento da empresa.

  • Resiliência

É importante o profissional desenvolver o quanto antes a capacidade de lidar com situações de crise, sem desanimar ou deixar abalar sua produtividade. Isso porque é comum em todas as profissões surgirem desafios ou momentos de tensão que exigirão muito foco e persistência para superá-los.

Infelizmente, essa habilidade vem normalmente só com a maturidade emocional e com as experiências profissionais vividas pelo colaborador, podendo demorar um tempo até se desenvolver essa habilidade.

  • Continuar aprendendo constantemente

Um trabalhador que sempre tenta se informar e aprender coisas novas recebe um grande destaque. Isso porque com mais conhecimento, ele pode promover novas práticas, inovações e tendências na empresa, além de trocar ideias e conhecimentos com os outros colegas de trabalho.

Além disso, um outro tópico importante que o colaborador pode estudar e que é bem valorizado é a história do mercado em que atua. Ao entender bem o passado da empresa e do ramo em que está, o trabalhador aprenderá coisas valiosas para se aplicar no presente e no futuro da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Sugestões

Vantagens de se automatizar o Departamento Pessoal
RH ESTRATÉGICO

Vantagens de se automatizar o Departamento Pessoal

Atualmente, automatizar as rotinas do departamento pessoal tem se tornado uma ótima estratégia para se obter mais produtividade e versatilidade na empresa, além de facilitar a digitalização do setor de administração do RH. Sabendo as ferramentas certas a se utilizar, os processos do Departamento Pessoal (DP) ganham agilidade, qualidade e precisão.

Essas rotinas podem ser entendidas como um conjunto de práticas do DP com o propósito de atender aos critérios burocráticos e legais da relação do funcionário com seu gestor, como distribuir holerites e controlar o ponto eletrônico.

LER MAIS
Contratar um novo funcionário para a empresa sempre é uma grande responsabilidade, uma vez que uma admissão acertada significa o possível crescimento do negócio. Como se a pressão não fosse o suficiente, a tarefa em si é bem mais complexa do que parece. Afinal, esse processo envolve diversos desafios, além de que, com um pequeno erro, vários problemas podem surgir, como a queda da produtividade da empresa ou o aumento do índice de turnover. Por conta disso, investir em práticas de Onboarding se torna fundamental.
RH ESTRATÉGICO

Onboarding: o que é e como implementar

Contratar um novo funcionário para a empresa sempre é uma grande responsabilidade, uma vez que uma admissão acertada significa o possível crescimento do negócio.

Como se a pressão não fosse o suficiente, a tarefa em si é bem mais complexa do que parece. Afinal, esse processo envolve diversos desafios, além de que, com um pequeno erro, vários problemas podem surgir, como a queda da produtividade da empresa ou o aumento do índice de turnover. Por conta disso, investir em práticas de Onboarding se torna fundamental.

LER MAIS
Educação financeira nas empresas: benefícios e como implementar?
RH ESTRATÉGICO

Educação financeira nas empresas: benefícios e como implementar?

Quando um funcionário passa por problemas financeiros, é comum que o rendimento e a produtividade dele no trabalho seja prejudicado, podendo levar a problemas emocionais e afastamentos do serviço. Isso porque a falta dessa educação é um fator determinante no desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer pessoa.

Por conta disso, quando uma empresa oferece esse tipo de educação por conta própria, ela se destaca dentre seus concorrentes. Com isso, a retenção de talentos do negócio se torna maior, uma vez que os colaboradores irão valorizar a preocupação que a empresa tem com o bem-estar financeiro deles.

LER MAIS
O que é adicional de periculosidade?
LEGISLAÇÃO

O que é adicional de periculosidade?

O adicional de periculosidade é um direito previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Resumidamente, ele determina quais colaboradores que realizam atividades de natureza perigosa devem receber um valor adicional por isso.

Para a empresa, o pagamento do adicional é importante, porque evita uma ação trabalhista e diversos outros problemas, como perda financeira ou desgaste da imagem da empresa perante novos trabalhadores.

LER MAIS

Inscreva-se

Receba os nossos novos conteúdos em primeira mão gratuitamente

Nossos Parceiros

Sistema de Ponto

Solução Completa de fácil utilização e 100% Dentro da LEI

Como construir um time de RH eficiente?

Sistema de Escola

Controle de Acesso e Financeiro Seguro e Confiável

Sistema de Academia

Controle de Acesso e Treinos de forma Fácil e Prática

Sistema de Estacionamento

Controle de Acesso e Tarifas 100% Automatizada

Sistema de Clubes

Controle de Acesso e Sócios 100% Automatizado

Sistema de Portarias

Controle de Acesso Completo e Integrado a Catracas

Inscreva-se gratuitamente e receba os nossos conteúdos semanais