Entenda as principais siglas do mundo corporativo

Dentro do mundo coorporativo, existem diversas siglas e abreviações para determinar certos cargos importantes em uma empresa, sendo muitas bem confusas de entender. Porém, elas são de extrema importância para grandes organizações.

É lógico que nem todos esses cargos devem estar presentes dentro de uma empresa. Aliás, a maioria deles só começa a aparecer quando uma empresa toma uma proporção gigante e se torna necessário uma administração mais dividida, mas é interessante, até para empresas de menor porte, entender essas abreviações.

Por isso, com o intuito de ajudá-lo, separamos um material para explicar melhor a diferença entre essas siglas e seus significados. Vamos lá?

Siglas e abreviações mais comuns do mundo corporativo

Antes de começar, é importante avisar que esses cargos são nada mais que os diretores dos departamentos de uma empresa. Além disso, as siglas vão sempre começar com “C” de “Chief” e terminar com “O” de “Officer“, sendo a única letra alternável a do meio.

  • Chief Executive Officer (CEO)

Esse é o cargo mais alto da empresa, representando o Diretor Executivo de uma empresa, ou seja, aquele que tem o maior poder de decisão.

O CEO deve ser capaz de negociar e observar atentamente o mercado, além de saber fazer boas parcerias e analisar possíveis tendências, sendo uma peça estratégica fundamental para a empresa.

  • Chief Operating Officer (COO)

O COO é o Diretor de Operações de uma empresa. Em empresas maiores, ele é considerado o “braço-direito” do CEO, pois enquanto o CEO olha para o ambiente externo da empresa, o COO garante a produtividade e a gestão de recursos de todo processo interno que a empresa tenha.

Pode-se dizer que o COO é o “CEO de empresas pequenas”, sendo nelas o cargo mais importante existente na organização.

  • Chief Financial Officer (CFO)

Este cargo é o de Diretor de Finanças. Ou seja, ele é responsável pela parte financeira de uma empresa, apresentando estratégias para que o dinheiro investido tenha um real retorno.

Sendo necessário em empresas maiores, o CFO é necessário por questões de organização e controle, uma vez que o CEO deverá se preocupar com outras coisas na empresa quando esta fica maior. 

  • Chief Marketing Officer (CMO)

O CMO é o Diretor de Marketing de uma empresa. Ele é responsável por analisar o mercado e criar estratégias para que a empresa seja reconhecida pelo seu público-alvo.

O CMO deve ter uma grande habilidade comunicativa, pois é ele que se comunicará com outros departamentos para aplicar suas estratégias de marketing, além de muitas vezes ser escolhido para ser o “rosto” da empresa.

  • Chief Information Officer (CIO)

Esse cargo é para o Diretor de TI, sendo ele responsável por todos os dados e informações necessárias para a operação da empresa, aplicando tecnologia para a resolução de problemas no negócio.

O CIO garante que haja eficiência nos processos internos, criando políticas de uso de informações e rotinas de análise de performance para identificar problemas e oportunidades.

  • Chief Technology Officer (CTO)

A responsabilidade de um Diretor de Tecnologia é coordenar toda a operação técnica e manutenção do setor de TI. É ele que deve estar focado em como criar e contratar novas tecnologias.

Além disso, o CTO deve analisar a melhor forma, o melhor momento e o melhor lugar para introduzir determinada tecnologia, com o intuito de reduzir custos e aumentar a eficiência da empresa, deixando o produto final ainda melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Sugestões

Como falar suas qualidades e defeitos em uma entrevista de emprego?
DICAS

Como falar suas qualidades e defeitos em uma entrevista de emprego?

Durante uma entrevista de emprego, é comum que o entrevistador pergunte quais são seus pontos positivos e negativos. Ter uma boa resposta preparada é fundamental para entregar o que o entrevistador quer saber sem eliminar suas chances de ser o escolhido para a vaga.

É lógico que cada empresa tem o seu critério de avaliação e cada cargo exige diferentes habilidades. Afinal, uma pessoa extrovertida pode ser mais adequada para determinada vaga e uma pessoa introvertida mais adequada para outra. Porém, sempre existem pontos negativos que podem pesar bastante na decisão do recrutador.

LER MAIS
Novas regras para a aposentadoria do INSS
LEGISLAÇÃO

Novas regras para a aposentadoria do INSS

A Reforma da Previdência de 2019 estabeleceu uma idade mínima para se pedir a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). De acordo com ela, a idade mínima é de 62 anos para mulheres e de 65 anos para homens, além de um tempo mínimo de contribuição.

Porém, para aqueles que estavam próximos de se aposentar e agora pensam como é injusto essa medida com eles, não é preciso se preocupar! Foi criado uma regra de transição, ou seja, um período de adaptação que permite a eles ter o benefício antes. São cinco tipos de transição e, em três casos, há mudanças neste ano.

LER MAIS
Offboarding: saiba o que é e como implementar
RH ESTRATÉGICO

Offboarding: saiba o que é e como implementar

Toda empresa que busca pelo sucesso deve tratar seus funcionários com o mínimo de respeito e dignidade. Isso porque a satisfação dos colaboradores influencia diretamente o rendimento da empresa e a imagem que ela mostrará ao mercado.

A imagem especialmente é um fator importante, pois ela é difícil de ser mudada uma vez consolidada. Afinal, ninguém gostaria de trabalhar ou fazer negócios com uma marca que é conhecida por ter más condições de trabalho ou por tratar seus funcionários de forma desrespeitosa.

LER MAIS
Políticas de RH - Importância e exemplos
RH ESTRATÉGICO

Políticas de RH – Importância e exemplos

Políticas de RH são um conjunto de normas que determinam como os funcionários de uma empresa devem se comportar em relação ao trabalho, esclarecendo não só o comportamento dentro do ambiente de trabalho como também o que se espera da conduta do colaborador do ponto de vista ético. Elas são normalmente definidas a partir das características e necessidades de cada empresa.

Vários fatores devem ser pensados previamente na construção das regras e procedimentos do RH de uma empresa, como plano de carreira, benefícios, análise de desempenho dos funcionário, salários e, principalmente, a cultura organizacional da organização.

LER MAIS

Inscreva-se

Receba os nossos novos conteúdos em primeira mão gratuitamente

Nossos Parceiros

Sistema de Ponto

Solução Completa de fácil utilização e 100% Dentro da LEI

Como construir um time de RH eficiente?

Sistema de Escola

Controle de Acesso e Financeiro Seguro e Confiável

Sistema de Academia

Controle de Acesso e Treinos de forma Fácil e Prática

Sistema de Estacionamento

Controle de Acesso e Tarifas 100% Automatizada

Sistema de Clubes

Controle de Acesso e Sócios 100% Automatizado

Sistema de Portarias

Controle de Acesso Completo e Integrado a Catracas

Inscreva-se gratuitamente e receba os nossos conteúdos semanais