Na maioria das vezes, a desmotivação de uma pessoa pode ser notada por suas ações e no ambiente de trabalho. Profissionais que tendem a reclamar demais, realizar suas atividades de forma desleixada, se envolver em conflitos na empresa e faltar sem justificativa provavelmente está infeliz com alguma coisa.
Para evitar isso, é papel do setor de RH observar os índices de rotatividade e absenteísmo da empresa no intuito de manter a saúde interna da empresa estável. Além disso, é o RH quem lida diretamente com as insatisfações dos funcionários, sendo o grande responsável pela criação de estratégias que impeçam o aumento da desmotivação.
Com isso em mente, neste post você saberá algumas das principais causas da desmotivação de um trabalhador e algumas dicas para o RH conseguir melhorar a motivação de todos.
Principais causas da desmotivação no trabalho
- Ausência de reconhecimento
- Falha ou falta de comunicação
- Falta de Feedbacks
- Conflitos internos na empresa
- Impossibilidade de crescimento na empresa
- Críticas excessivas
Maneiras de evitar a desmotivação
O que a Empresa pode fazer?
- Dar voz e espaço à equipe de colaboradores – É essencial que o líder tenha tempo e saiba ouvir os feedbacks da equipe. Acredite, há muitas situações podem ser resolvidas ou até mesmo impedidas por meio do diálogo.
- Investimento nos funcionários – Investir em programas que proporcionem o bem-estar do trabalhador, não só nos momentos de trabalho mas também em questões particulares, como problemas de saúde ou questões financeiras, podem ser estratégias eficientes de demonstrar reconhecimento aos colaboradores.
- Dar Feedbacks motivacionais – A melhor forma de se comunicar com os funcionários é por meio de feedbacks mais empáticos. Tente falar a respeito dos pontos positivos deles e inspire-os com frases por exemplo.
O que o trabalhador pode fazer?
- Investimento na carreira – Muitas vezes a desmotivação é motivada pela falta de reconhecimento. Por isso, investir em qualificações profissionais pode demonstrar empenho, o que tende resultar em promoção e, consequentemente, motivação.
- Buscar desafios novos constantemente – Novos desafios, como começar um novo emprego, tentar uma promoção, ou até mesmo mudar de área de especialidade podem ser formas de estimular a motivação.
- Ter cuidados com a vida pessoal – Muitos funcionários acabam se preocupando apenas com a vida profissional e acabam deixando de lado a vida pessoal. Porém, o trabalho em excesso pode causar muitos prejuízos para a saúde do colaborador. Por conta isso, a sobrecarga de atividades deve ser sempre evitada.