Além do desgaste natural da rotina do trabalho, por diversas vezes nós acabamos nos deparando com situações que nos fogem do controle. Esses problemas acabam nos estressando, afetando nosso desempenho e até mesmo nossa saúde.
Por conta disso, torna-se evidente que funcionários estressados comecem a prejudicar tanto a própria saúde quanto a saúde da empresa. O estresse não só diminui o desempenho e a produtividade do colaborador, como também aumenta os casos de afastamento do trabalho.
Assim, torna-se importante proporcionar aos empregados um ambiente de trabalho acolhedor e que minimize os efeitos do estresse o máximo possível. Caso tenha se interessado, confira a seguir algumas formas de como reduzir o estresse no ambiente de trabalho.
O que as empresas podem fazer para reduzir o nível de estresse no ambiente de trabalho
Incentivo a momentos de descontração
Uma das melhores ideias para se aliviar o estresse de todos é incorporar momentos de descontração na rotina dos funcionários, isso sem prejudicar a produtividade.
Proponha pausas saudáveis, almoços coletivos, confraternizações e outros eventos que quebrem o clima pesado do dia a dia. Seja para um lanche, uma conversa ou só para descansar um pouco, essa atitude pode fazer muita diferença.
Reconhecimento e valorização do funcionário
Um colaborador reconhecido trabalha com mais determinação e entusiasmo. Por isso, para escapar do estresse no trabalho, as empresas podem optar por políticas de reconhecimento e valorização de seus funcionários.
Essas gratificações podem vir na folha de pagamento ou em outras formas, como uma folga inesperada ou um almoço especial para o funcionário que mais se destacou em um determinado período. Aqui, o limite é a imaginação.
Comunicação efetiva e organizada
Por fim, uma das principais causas do estresse no trabalho é um ambiente profissional confuso e desorganizado.
Por isso, para criar um ambiente menos estressante em uma organização, é inteligente investir em uma comunicação eficiente dentro da empresa, de modo que todos os trabalhadores, independente da hierarquia, tenham acesso as informações que necessitam.
Isso pode ser conseguido por meio de um boletim online, um jornal institucional, um aplicativo de mensagens, entre outros. Além disso, sempre que for necessário, é interessante convocar uma reunião com as equipes para esclarecimentos, sugestões ou possíveis reclamações.