O Lifelong Learning (podendo ser traduzido como “Aprendizado ao Longo da Vida”) é um pensamento e estratégia de ensino que foca na educação contínua, ou seja, o investimento no estudo e na qualificação profissional do indivíduo nunca deve parar, não importa a idade ou o nível atual de capacitação dele.
Uma pessoa com esse conceito em mente pode trazer grandes impactos para uma empresa, especificamente para o setor de RH em geral, uma vez que esse pensamento torna-se crucial para a garantia do desenvolvimento de um negócio a longo prazo.
Sabendo dessa importância, trouxemos aqui um material para ajudá-lo a entender sobre quais são os benefícios de se adotar esse pensamento e como começar a aplicá-lo.
Qual é a ideia do Lifelong Learning?
Basicamente, a educação formal, como o ensino médio ou o ensino superior, é apenas uma parte da qualificação de uma pessoa. Afinal, é dever do profissional realizar treinamentos, cursos complementares, participar de eventos, workshops e palestras, entre outras atividades essenciais para agregar valor para sua carreira. Dessa forma, o indivíduo que adota esse pensamento desenvolve mais habilidades e, consequentemente, mais oportunidades.
Já para as empresas, o objetivo principal dessa ideia é garantir que as equipes que a compõe estejam cada vez mais competentes, qualificadas e preparadas para enfrentar desafios futuros que o negócio enfrentará.
Quais são seus benefícios?
Adotar o pensamento do Lifelong Learning pode trazer diversos benefícios para o indivíduo. Veja os principais a seguir:
- Incentivo a criatividade – O aprendizado contínuo incentiva a criatividade, fazendo com que o indivíduo busque soluções novas e inovadoras para seus problemas. Um exemplo para incentivar essa criatividade é desenvolver problemas hipotéticos para um profissional e fazê-lo buscar por soluções inteligentes, melhorando assim a sua capacidade de criar novas ideias.
- Mais oportunidades – Conhecimento nunca é demais, e com o Lifelong Learning isso nunca fez tanto sentido. Afinal, qualquer que seja o conhecimento, tudo pode criar oportunidades futuras ao profissional. Assim, ele poderá exercer novos cargos e novas funções na empresa, além de poder aumentar sua produtividade, melhorar sua relação com a equipe, e entre outros diversos benefícios.
- Desenvolvimento de Hardskills e Softskills – Outro fator muito importante é que com essa prática, o profissional poderá desenvolver diversas habilidades essenciais no mercado atual, desde Hardskills, como fluência em línguas estrangeiras ou graduações, até Softskills, como desenvolver uma comunicação efetiva e um bom senso de liderança.
Como aplicar o Lifelong Learning?
Faça um planejamento prévio
Qualquer mudança na vida de uma pessoa precisa de um planejamento, uma vez que desta forma você conseguirá ter mais persistência e consistência nos estudos. Aliás, com tudo bem organizado e planejado, a absorção de conteúdo se torna muito mais fácil.
Trace metas
Estabelecer os objetivos que você queira alcançar também é muito importante. Porém, lembre de traçar metas que sejam possíveis de alcançar. Além disso, lembre-se de deixá-las o mais claro possível e estipule um tempo limite para alcançar elas.
Um exemplo interessante de metas bem definidas é “iniciar e concluir um curso de especialização em minha área dentro de 1 ano” ou então “ter domínio de determinada língua em 3 anos”.
Desenvolva o prazer em conhecer
Tenha prazer e curiosidade de aprender. Com curiosidade, tudo fica mais interessante e fácil de aprender.
Esses sentimentos podem ser gerados de diversas formas, como ao confrontar opiniões diferentes, refletir sobre conteúdos estudados, desenvolver um bom senso crítico ou ao colocar seu conhecimento em prática.