Dicas de como diminuir o Turnover da empresa

No Departamento Pessoal, a palavra “Turnover” está relacionada com a rotatividade dos funcionários de uma empresa. Por conseguinte, a rotatividade acontece quando um colaborador é desligado da empresa e outro profissional entra em seu lugar para substituir o anterior. 

A saída do colaborador não precisa necessariamente se dar por um pedido de demissão, mas também por aposentadoria, demissão com ou sem justa causa, remanejamento do funcionário dentro da empresa, entre outras formas de desligamento do cargo que o trabalhador ocupava antes.

Resumidamente, a rotatividade nada mais é do que o fluxo de contratações e desligamentos de pessoas em uma empresa, e com o intuito de ajudar a diminuir o Turnover, trouxemos neste post alguns fatores que podem facilitar na gestão desse indicador.

O que pode aumentar o índice de Turnover?

  • Salário e benefícios inferiores à média do mercado, provocando desmotivação no colaborador e afastamento de possíveis contratados
  • Pouco reconhecimento da empresa
  • Plano de carreira inexistente e pouca oportunidade de crescimento profissional
  • Brigas, tensões e problemas no ambiente de trabalho

Como diminuir a rotatividade de funcionários?

  • Invista em treinamentos para funcionários

É uma ótima maneira de mostrar que a empresa se preocupa com o crescimento dos profissionais, além de garantir que os trabalhadores estejam sempre capacitados e informados com as novidades

  • Otimize o processo de seleção

Faça o processo seletivo de maneira cuidadosa, de forma que não contrate um profissional que não tenha o perfil desejado ou que o perfil não combine com a cultura organizacional da empresa.

  • Faça pesquisas sobre a satisfação dos funcionários quanto ao ambiente de trabalho

Essas pesquisas podem ser grandes aliadas na investigação dos problemas da empresa, pois permitem que os níveis de satisfação em relação à diversos cenários da empresa sejam identificados.

  • Invista em tecnologias de gestão de pessoas

Existem diversas tecnologias voltadas para o Departamento Pessoal que ajudam a evitar aumentos repentinos nos índices de rotatividade de funcionários.

Além disso, as empresas também podem contar com soluções que acompanham a rotina de seus colaboradores de forma automática, como um sistema de ponto eletrônico, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Sugestões

Aviso Prévio: o que é e quais os seus tipos?
LEGISLAÇÃO

Aviso Prévio: o que é e quais os seus tipos?

O aviso prévio se resume a formalização do desejo de desligamento de um funcionário com o objetivo de dar suporte e um tempo para ele se preparar. Caso uma pessoa, por exemplo, esteja trabalhando em uma empresa pelo contrato de tempo indeterminado da CLT e deseja ir para um emprego novo, é necessário a realização de um aviso prévio por parte do funcionário para que a empresa possa se organizar internamente.

Além dessa ocasião, é possível também que o pedido venha por parte da empresa. Neste cenário, caso a demissão não for por justa causa, o empregador é obrigado a fazer um aviso prévio para que o colaborador se organize diante desse momento complicado de desligamento.

LER MAIS
Educação financeira nas empresas: benefícios e como implementar?
RH ESTRATÉGICO

Educação financeira nas empresas: benefícios e como implementar?

Quando um funcionário passa por problemas financeiros, é comum que o rendimento e a produtividade dele no trabalho seja prejudicado, podendo levar a problemas emocionais e afastamentos do serviço. Isso porque a falta dessa educação é um fator determinante no desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer pessoa.

Por conta disso, quando uma empresa oferece esse tipo de educação por conta própria, ela se destaca dentre seus concorrentes. Com isso, a retenção de talentos do negócio se torna maior, uma vez que os colaboradores irão valorizar a preocupação que a empresa tem com o bem-estar financeiro deles.

LER MAIS
Como se sair bem em uma entrevista de emprego?
DICAS

Como se sair bem em uma entrevista de emprego?

Conseguir um bom emprego pode mexer com a ansiedade de qualquer pessoa. Entretanto, antes de conseguir a vaga, é necessário passar por várias etapas de seleção. Uma dessas etapas é a entrevista.

Muito temida pela maioria, a entrevista é o momento em que candidato e o recrutador ficam de frente com o outro para esclarecer melhor as intenções e habilidades do candidato. Qualquer descuido ou pequeno erro cometido pelo candidato pode fazer ele perder qualquer chance que tinha.

LER MAIS
E-learning: O que é e quais são seus objetivos?
RH ESTRATÉGICO

E-learning: O que é e quais são seus objetivos?

Investir em programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários é uma ótima forma de aumentar o desempenho de uma empresa, além de contribuir para a motivação de todos na empresa.

Foi pensando nisso que surgiu o E-Learning corporativo, um novo modelo de treinamento que vem crescendo junto com os avanços tecnológicos do mundo contemporâneo.

LER MAIS

Inscreva-se

Receba os nossos novos conteúdos em primeira mão gratuitamente

Nossos Parceiros

Sistema de Ponto

Solução Completa de fácil utilização e 100% Dentro da LEI

Como construir um time de RH eficiente?

Sistema de Escola

Controle de Acesso e Financeiro Seguro e Confiável

Sistema de Academia

Controle de Acesso e Treinos de forma Fácil e Prática

Sistema de Estacionamento

Controle de Acesso e Tarifas 100% Automatizada

Sistema de Clubes

Controle de Acesso e Sócios 100% Automatizado

Sistema de Portarias

Controle de Acesso Completo e Integrado a Catracas

Inscreva-se gratuitamente e receba os nossos conteúdos semanais