Funcionários terceirizados: por que contratar um?

A terceirização é o processo em que uma empresa contrata um funcionário ou mais de outra empresa para realizar determinados serviços para ela. Dessa forma, as empresas conseguem reduzir custos trabalhistas, além de permitir que elas consigam realizar serviços que vão além do seu setor econômico.

O assunto em si é muito polêmico, pois há muitas opiniões à favor e contrárias a essa prática. Alguns argumentam que a terceirização proporciona maior flexibilidade às empresas. Já outros argumentam que a terceirização diminui os direitos trabalhistas dos profissionais que atuam nesse sistema de trabalho.

Seja como for, é importante sabermos quais são as vantagens e as desvantagens dessa prática e como ela é legalizada aqui no Brasil. E é pensando nisso, que juntamos esse material a seguir para você.

Há alguma restrição para a contratação de um funcionário terceirizado?

Até pouco tempo, a terceirização só era permitida quando os trabalhadores realizavam atividades de suporte, ou seja, atividades que não estavam relacionadas ao objetivo final do negócio. 

As atividades de suporte são aquelas tarefas que normalmente os funcionários da empresa não fariam. Um exemplo é uma empresa de tecnologia contratar terceiros para realizar a limpeza do ambiente.

Porém, com a Lei nº 13.429/2017 (também, conhecida como “Lei da Terceirização“), essa necessidade foi dissolvida. Ou seja, seja uma atividade de suporte ou uma atividade principal, o trabalhador pode ser terceirizado para fazer o serviço que a empresa desejar.

Com essa decisão, muitos sindicatos afirmam que essa medida enfraqueceu os direitos trabalhistas dos profissionais contratados. Já outros empresários afirmam que as contratações aumentaram com essa nova possibilidade.

Por que contratar um funcionário terceirizado?

As opiniões sobre a terceirização são bastante divididas. Por isso, dividiremos os pontos positivos e os negativos de se contratar um funcionário terceirizado.

Principais vantagens

  • Redução nos custos

Por não precisar se preocupar com os custos associados à contratação e a demissão desses profissionais, as empresas que contratarem esses serviços podem substituir os funcionários quando acharem que eles não estão sendo produtivos de forma mais fácil e rápida.

  • Redução no desemprego 

Outro argumento muito defendido pelos apoiadores da terceirização é que o processo permite que as empresas contratem mais trabalhadores mais rapidamente, o que pode ajudar a reduzir o desemprego no país.

  • Produtividade 

Por contratar profissionais que realizam serviços não relacionados às atividades principais da empresa, todos os esforços da empresa podem ser direcionados para a melhoria de seus próprios produtos e serviços. Dessa forma, não só a produtividade do negócio é aumentada como também o foco dos funcionários é melhorado.

Principais desvantagens

  • Rotatividade 

Por conta da rápida e fácil substituição dos profissionais terceirizados, poderá haver uma rotatividade maior entre esses funcionários, o que pode fazer os índices de Turnover das empresas aumentar drasticamente.

  • Distanciamento social

Um outro problema delicado é que essa dinâmica pode aumentar o distanciamento entre os colaboradores terceirizados e as equipes contratadas diretamente pela empresas. Dessa forma, ambos os lados podem começar a se sentirem rejeitados e desconfortáveis, o que pode comprometer a cultura organizacional da empresa e, consequentemente, a produtividade dela.

  • Identificação com a cultura organizacional

Caso o colaborador contratado no processo de terceirização não se identifique com a cultura praticada no ambiente de trabalho da empresa, poderá haver várias dificuldade em manter o foco dele nas tarefas. Afinal, o senso de pertencimento é muito importante para que a produtividade se mantenha adequada.

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