Atualmente, um gerente do setor de Recursos Humanos têm funções que vão muito além de administrar o recrutamento e a seleção dos candidatos. Com a modernidade, esse profissional têm precisado ser cada vez mais motivado, focado e ágil na hora de realizar a gestão estratégica do setor.
Além disso, o gerente de RH precisa não só demonstrar conhecimento e habilidade, mas também estar atualizado com as ferramentas tecnológicas. Isso porque elas têm se tornado cada vez mais necessárias no planejamento estratégico e na conexão entre os setores de uma empresa.
Com isso em mente, juntamos esse material para esclarecer melhor quais são as principais responsabilidades de um gerente de RH e que habilidades não podem faltar nesse tipo de profissional.
Quais as principais tarefas do gerente de RH?
No geral, o principal trabalho do setor RH é criar um bom relacionamento com os colaboradores da empresa, além de acompanhá-los e motivá-los em toda a experiência deles na organização.
Assim, torna-se muito importante para o gerente de RH estudar bem os perfis dos candidatos no momento da busca de novos colaboradores para a empresa. Esse tipo de ação ajuda a selecionar aqueles colaboradores que podem combinar mais com a cultura organizacional da empresa.
Outra tarefa muito importante para o gerente de RH é cuidar da motivação e do engajamento do time. Afinal, uma vez que os melhores colaboradores foram selecionados para integrar a empresa, é preciso mantê-los satisfeitos e empolgados.
Quais habilidades um bom gerente de RH deve ter?
- Senso de liderança
Essa é uma das principais habilidades para se tornar um excelente gerente de RH. Afinal, é necessário que a pessoa que for ocupar o cargo de gerente saiba como liderar, motivar e engajar uma equipe.
Além de gerir o próprio time de RH, também é necessário que ele tenha uma visão da empresa como um todo, dando sugestões e novas ideias para a constante melhoria da organização.
- Empatia
Além de comandar bem a equipe e guiar o caminho necessário aos colaboradores, o gerente de RH deve também criar estratégias para o desenvolvimento do capital humano da empresa, pensando na qualidade de vida e na capacitação dos funcionários.
Por conta disso, é preciso que o gerente de RH seja empático, mediador e compreenda bem os colaboradores, identificando as necessidades de cada um e melhorando o desenvolvimento de todos.
- Boa comunicação
Por falar em empatia e compreensão, outra habilidade importante para um gerente de RH é saber como comunicar suas ideias para os diversos setores e equipes da empresa.
Além disso, ele deve saber também como dialogar bem com profissionais com características diferentes. Afinal, é fundamental que ele possua excelentes habilidades de comunicação e consiga passar qualquer informação sem causar algum tipo de mal entendimento.
- Senso crítico
O gerente de RH deve saber fazer uma crítica bem construída, pois é assim que ele consegue resolver os problemas e tomar as decisões mais certas, seja sozinho ou em uma equipe.
Por conta disso, é essencial que esse profissional tenha a capacidade de analisar, refletir e buscar informações antes de tirar conclusões. Afinal, essas decisões podem impactar diversas camadas da empresa, o que reforça a necessidade de senso crítico.
- Uso de tecnologias da área de RH
Por fim, uma das principais habilidades que todo bom profissional precisa ter atualmente é o domínio com ferramentas tecnológicas. E isso também vale para o gerente de Recursos Humanos.
Nesse caso, através do uso dessas ferramentas digitais, o RH consegue obter uma visão mais estratégica a respeito da organização. Assim, os profissionais da área ganham agilidade e transparência nas tomadas de decisão, reduzindo custos operacionais e entregando uma visão mais abrangente acerca da organização, tendo mais certezas e menos “achismos”.