O que é um sistema ERP e qual sua importância para uma empresa?

Todas as empresas que se destacam hoje no mercado têm algo em comum: elas medem seu crescimento e projetam sua evolução baseando-se em dados reais do seu negócio. E, para realizar isso, elas normalmente contam com a ajuda de um sistema ERP.

Esse tipo de software tem como principal objetivo melhorar a gestão das empresas, além de fornecer uma visão mais geral da organização.

Além disso, o ERP está em constante evolução. Hoje em dia, existem diversas soluções complementares e recursos de Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT) e Business Inteligence (BI) que oferecem cada vez mais produtividade para os negócios.

Caso queria saber mais sobre esse sistema e quais os benefícios que ele pode trazer para uma organização, acompanhe o material que juntamos a seguir!

O que é um ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de planejamento de recursos empresariais que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando tarefas diversas, como as atividades de vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, RH, produção e logística. Com ele é possível criar uma base de dados operacional confiável, que facilita o trabalho sincronizado de diferentes departamentos, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos.

Como funciona o ERP?

Na rotina empresarial, uma organização possui um grande fluxo de informações a serem controlados. O ERP, por sua vez, atua centralizando essas informações em uma única plataforma. Com isso, todo o fluxo de dados corporativos fica mais fluido, podendo ser compartilhado com mais facilidade.

Um outro benefício é que unificar essas informações em um sistema pode eliminar a duplicidade de informações, responsável por atrasar o trabalho de diversos profissionais. Gestores que desejam insights mais valiosos sobre o próprio negócio devem ter muito interesse em ter uma ferramenta como essa em mãos.

Veja a seguir alguns exemplos de processos internos das empresas que podem ser integrados a um ERP:

  • Financeiro: Ajuda com o controle e fluxo de caixa automatizados.
  • Estoque: Integração do controle de estoque
  • Fiscal: Emissão de notas fiscais e envio de documentos ao cliente com o preenchimento do setup apenas no cadastro inicial.
  • Compras: Auxílio na organização de compras de produtos ou matéria prima de fornecedores, evitando despesas relacionadas a falta ou excesso de estoque.
  • Faturamento: Os resultados da empresa passam a ficar atrelados ao sistema, sincronizando entradas e saídas automaticamente.

Principais benefícios de um ERP

  • Automatização de processos
  • Ganho de tempo
  • Redução de erros operacionais
  • Redução de custos
  • Aumento da produtividade
  • Atualização de dados em tempo real
  • Melhora na comunicação interna

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O People Analytics é uma metodologia de análise de pessoas que, por meio de dados, organiza e identifica quais são os profissionais mais adequados para realizar determinadas tarefas. Além disso, é uma maneira de identificar habilidades e comportamentos que impactam na rotina de um colaborador no ambiente de trabalho.

Essa ferramenta tem sido utilizado frequentemente no setor de gestão de pessoas, pois ele é um grande aliado quando o assunto é análise de dados comportamentais. Ademais, um dos seus objetivos é identificar nas pessoas qual perfil de comportamento dominante elas têm e direcioná-las para as funções as quais terão maior probabilidade de sucesso.

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Um bom líder normalmente é inspirador, pontual e confiável, transmitindo uma aura positiva para todos com quem trabalha. Além disso, ele sabe dar feedbacks e distribuir de forma eficiente as diversas tarefas entre seus colaboradores. Essas características, de fato, são indispensáveis. Porém, elas não são suficientes para tornar o mentor o mais eficiente possível para uma equipe.

Seja lá qual for o tipo de liderança praticado em uma organização, o bom líder deve desenvolver qualidades que o ajudam a transmitir segurança aos seus aliados e o ajude a organizar e administrar o grupo na qual exerce liderança.

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Para evitar isso, é papel do setor de RH observar os índices de rotatividade e absenteísmo da empresa no intuito de manter a saúde interna da empresa estável. Além disso, é o RH quem lida diretamente com as insatisfações dos funcionários, sendo o grande responsável pela criação de estratégias que impeçam o aumento da desmotivação.

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Com isso em mente, várias dúvidas podem surgir em relação ao controle de ponto de funcionários terceirizados. Qual a responsabilidade da empresa em relação ao funcionário terceirizado? Como registrar o ponto desses funcionários? E quem é responsável pelo registro do ponto deles?

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